Conheça 4 motivos para usar o Pix e ter mais autonomia na sua vida financeira

Conheça 4 motivos para usar o Pix e ter mais autonomia na sua vida financeira
Conheça 4 motivos para usar o Pix e ter mais autonomia na sua vida financeira. Foto: Divulgação

Conheça 4 motivos para usar o Pix e ter mais autonomia na sua vida financeira

Por muito tempo, resolver qualquer coisa da vida financeira significava ir ao banco, enfrentar filas e burocracias intermináveis. No entanto, depois que a internet se tornou mais acessível e disponível até nos celulares, os bancos migraram para o mundo digital e passaram a disponibilizar muitos dos seus serviços online, alguns até sem nenhum tipo de operação ou agência física.

Assim como a tecnologia avança, os serviços oferecidos também se aprimoram com o passar dos anos, e foi pensando nisso que o Banco Central criou o Pix, um novo meio de pagamentos que começou a funcionar em novembro de 2020, para dar ainda mais autonomia para os correntistas de quaisquer bancos.

>>Prova de vida: veja quem pode pedir a visita de um perito em casa

Na prática, o Pix é exatamente como o TED, ou seja, é uma transferência de dinheiro de uma conta para a outra, mas algumas vantagens chamam a atenção. Para ter um Pix, basta ter uma conta em qualquer banco e fazer o cadastro da chave Pix, que pode ser o CPF/CNPJ, o telefone, um e-mail e até uma chave aleatória. Quem tem Pix consegue receber e transferir dinheiro informando apenas a chave cadastrada. É bem simples!

Para quem recebe diretamente do empregador, como no caso das trabalhadoras domésticas, o Pix pode ser um grande aliado, já que não tem custo na maioria dos casos e cai na conta em 10 segundos, independente do dia e horário. Veja a seguir 5 motivos para usar o Pix e ter mais autonomia na sua vida financeira:

>>Sorteio Caixa Tem libera até R$ 250 mil em prêmio; Saiba como participar

1- Transferência de dinheiro a qualquer momento
Esqueça as filas longas nos caixas dos bancos! Você não precisa mais aguardar dias para que o pagamento caia na sua conta e nem compensar cheques. Com o Pix, o seu pagamento cai na sua conta em até 10 segundos, independente do dia ou do horário no qual a transferência é feita. Você pode terminar seu dia de trabalho já com o pagamento na sua conta, sem nenhuma burocracia.

2- Digital, mas com a segurança de sempre
Apesar de o Pix ser uma operação digital, ele tem a mesma segurança de um DOC ou TED, que são os métodos tradicionais de transferência. Você pode receber até em maiores quantias, como o pagamento do mês, pelo Pix, sem medo, já que é tudo autenticado e criptografado.

3- Só precisa de um celular
O Pix é realizado dentro do aplicativo do banco ou instituição financeira de cada um, então com apenas o celular você já tem o Pix em mãos. No caso de pagamentos, basta apontar a câmera do celular para ler um QR Code e informar os dados de quem vai receber o dinheiro. Isso vale também para pagar em estabelecimentos comerciais.

>>Dia dos Namorados será 1ª data com impacto positivo na pandemia; estima Fecomercio

4- Maior controle das finanças pessoais
Como todas as operações do Pix são instantâneas e tudo registrado de forma digital, você tem maior controle de tudo o que de fato está em sua conta. Assim, você já planeja melhor suas finanças, organizando o dia do seu pagamento e o vencimento das contas, além de fazer planos para o futuro.

Veja mais