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Conheça os novos serviços da Anvisa que já podem ser solicitados pela internet

Conheça os novos serviços da Anvisa que já podem ser solicitados pela internet
Conheça os novos serviços da Anvisa que já podem ser solicitados pela internet

Conheça os novos serviços da Anvisa que já podem ser solicitados pela internet.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou quatro novos serviços que já podem ser solicitados digitalmente. O acesso é pela área de serviços do portal gov.br, que concentra mais de 60 tipos de atendimentos online da Anvisa.

Os novos serviços são destinados a empresas e abrangem a inclusão e a atualização de informações no bulário de produtos para a saúde.

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Incluem também a autorização para importação e exportação de produtos por remessa expressa.

Os quatro novos serviços da Anvisa no portal são:

  1. Inclusão de informações no bulário de produtos para saúde;
  2. Atualização de informações no bulário de produtos para saúde
  3. Anuência para importação e exportação de produtos por remessa expressa (CNPJ)
  4. Anuência para importação e exportação de produtos por remessa expressa (CPF)

O bulário de produtos traz informações sobre produtos para a saúde regularizados na Anvisa. No geral, esses produtos incluem equipamentos e dispositivos médicos.

Por isso, no bulário constam instruções de uso ou manual do usuário, imagens, rótulos e orientações. Com a mudança, a partir de agora a inclusão ou atualização de dados passa a ser totalmente digital. As informações também podem ser pesquisadas pela população em geral.

A remessa expressa é uma encomenda internacional transportada por via aérea, por uma empresa de courier (serviço de entrega rápida), que requer rapidez no traslado e recebimento imediato por parte do destinatário.

A importação de bens ou produtos por esse meio pode ser feita desde que siga as exigências previstas na Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) 81/2008 e em outras normas determinadas pela autoridade sanitária.

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Transformação digital

A digitalização desses serviços faz parte da estratégia do Governo Federal de oferecer atendimento digital, rápido e de fácil acesso, ainda mais no momento atual de pandemia de coronavírus, quando há restrição dos deslocamentos de parte da população. Hoje, há 1.906 serviços já totalmente digitais no gov.br, o que representa 55% do total.

Desde janeiro do ano passado, foi priorizada a digitalização dos serviços de forte demanda da população, como o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, fornecidos pela Anvisa.

Aproximadamente 730 mil pessoas solicitam esse documento anualmente. A Anvisa destaca que reduzir a necessidade de atendimento presencial é fundamental neste momento de combate à Covid-19.

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