Conheça os benefícios da farinha de limão e saiba como fazê-la

Conheça os benefícios da farinha de limão e saiba como fazê-la
Conheça os benefícios da farinha de limão e saiba como fazê-la

Conheça os benefícios da farinha de limão e saiba como fazê-la

Nunca é demais mostrar as fantásticas propriedades do limão. Embora este cítrico tenha um gosto ácido, ele é capaz de alcalizar o corpo eliminando toxinas. Dessa forma, nos tornamos mais imunes e encaramos a vida com um humor melhor.

O limão dentro é o que é mais usado, mas sua casca é cheia de substâncias benéficas à saúde. É por isso que vamos apresentar uma receita que aproveita o limão em sua totalidade; garantindo que nenhuma substância essencial seja desperdiçada.

Com a casca de limão vamos ensiná-lo a fazer farinha. Esta farinha é uma fonte fenomenal de fibras. Contém, por exemplo, pectina. Além de ajudar na perda de peso, essa substância vai ajudá-lo a fazer uma limpeza intestinal. A casca também tem limoneno, que é uma propriedade anticâncer que desfaz pedras nos rins e impede que as artérias entupam.

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Benefícios da farinha de limão

1. Faz bem para o coração

A casca de limão é rica em fibras solúveis e potássio, nutrientes maravilhosos para a saúde cardiovascular. As fibras atuam no controle do colesterol e diminuem o índice de colesterol ruim (LDL), enquanto aumentam a proporção do bom (HDL). Já o potássio atua diretamente no controle da pressão arterial, de modo a prevenir a hipertensão.

2. Rejuvenesce a pele

A farinha de limão possui ácido cítrico que estimula a renovação celular e a limpeza da pele, já as fibras colaboram para a remoção de toxinas que geram acne. Esse ingrediente também é rico em vitamina C, que possui um papel antioxidante importante e contribui diretamente para a síntese do colágeno, essencial para dar firmeza à pele.

3. Previne a degeneração macular

Essa farinha auxilia na prevenção da degeneração macular e retarda o avanço progressivo e inevitável da catarata. Isso se deve ao fato de que ela é rica em vitamina A, que possui um papel antioxidante e age diretamente nas células da região, combatendo agentes externos responsáveis pelo estresse oxidativo.

4. Fortalece os ossos

A casca do limão possui cálcio e potássio que são minerais essenciais para aumentar a densidade óssea e, desse modo, fortalecer os ossos e os deixar menos propensos a lesões e doenças. A osteoporose, por exemplo, é uma doença que atinge os ossos e provoca a diminuição da densidade óssea, e esses minerais ajudam a preveni-la.

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5. Previne prisão de ventre

A farinha de limão possui um alto teor de fibras, sendo um poderoso elemento de combate e prevenção à constipação. Esse nutriente auxilia no balanceamento dos movimentos peristálticos, o que contribui para eliminar as fezes.

6. Fortalece a imunidade

A casca de limão tem diversos compostos antioxidantes, como a vitamina C. Desse modo, ela atua no fortalecimento da imunidade contra agentes externos que possam prejudicar a saúde do organismo.

7. Emagrece

Esse tipo de farinha auxilia no emagrecimento, pois possui propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e queimam a gordura localizada. Além disso, o seu alto teor de fibras contribui para gerar saciedade, o que diminui a vontade de comer alimentos calóricos em horários impróprios.

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Aprenda a fazer farinha de limão.

Ingrediente:

  • Limão: 10 unidades

Modo de preparação:

1. Recomendamos que, para esta receita, optei por limões orgânicos. Então comece selecionando os limões.

2. Corte os limões e esprema o suco para fazer uma limonada.

3. Lave o limão espremido com água, para que os restos do suco desapareçam com a lavagem. Use um escoador para ajudar nessa tarefa.

4. Esmague as conchas secas com a ajuda de um processador.

5. Leve as conchas esmagadas para o forno, a uma temperatura baixa. Vá mexer para que as conchas não queimem. Considere deixar a porta do forno entreaberta porque dessa forma você pode controlar o cozimento mais facilmente.

6. Quando as conchas estiverem desidratadas, retire do forno e deixe esfriar.

7. Esmague em um processador para obter a farinha.

8. Passe o conteúdo para um recipiente de vidro com tampa.

9. Guarde na geladeira.

Você pode consumi-lo em sucos, chás, vitaminas e sopas. Você também pode espirrar em massas, arroz e saladas. Não exceda 3 colheres diárias. Além de ter sua comida mais saudável, você vai ganhar um sabor e toque muito especial!

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