Conheça os benefícios do suco da cebola para cuidar dos cabelos

Conheça os benefícios do suco da cebola para cuidar dos cabelos

Conheça os benefícios do suco da cebola para cuidar dos cabelos

Você já deve ter escutado alguém falar que o suco de cebola é muito bom para cuidar do cabelo. E agora vamos te explicar porque essa informação é verdadeira.

De fato a cebola têm uma alta concentração de enxofre dietético que ajuda a deixar seu cabelo forte, brilhante e grosso. O enxofre, essencialmente é encontrado dentro de aminoácidos, que são os blocos de construção da proteína. A queratina, que é uma dessas proteínas ricas em enxofre, é o que seu cabelo é composto.

Além disso, o enxofre presente na cebola também ajuda na produção de colágeno, que, por sua vez, promove o crescimento de células saudáveis da pele e cabelos.

Enxofre também é essencial para nutrir seus folículos capilares, tornando-os mais fortes do núcleo. Também ajuda na sua regeneração e pode ser uma maneira eficaz de restringir a perda de cabelo e a calvície. Uma vez que os fios de cabelo ficam nutridos do núcleo, tornando-se inerentemente mais fortes, ajuda a minimizar o afinamento e quebra do cabelo também.

>>Como fazer creme de alecrim para reduzir rugas e manchas

Propriedades de condicionamento

O suco de cebola também ajuda a promover o crescimento capilar, aumentando consideravelmente os níveis da enzima antioxidante ‘catalase’ em seu corpo. Essa enzima, que basicamente ajuda a decompor o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio,é uma das razões por trás do crescimento saudável do cabelo.

A catalase também ajuda a proteger os folículos capilares do acúmulo especialmente o do peróxido de hidrogênio, que faz com que o cabelo perca pigmento e eventualmente apareça os fios brancos. Os antioxidantes presentes no suco de cebola também ajudam a retardar e, às vezes, até mesmo reverter sinais de envelhecimento prematuro dos fios.

Cuidados com o couro cabeludo

O couro cabeludo tem um nível natural de pH na faixa de 4,5 a 5,5. O suco de cebola com um nível de pH em torno de 5,5 é uma excelente maneira de manter e equilibrar os níveis de pH do couro cabeludo, protegendo assim sua cabeça e cabelo de uma série de problemas como caspa ou um couro cabeludo coçando.

O suco de cebola também ajuda a estimular e melhorar a circulação de sangue através do couro cabeludo, garantindo assim uma quantidade adequada de suprimento sanguíneo para os folículos capilares, o que, por sua vez, os torna bem nutridos e saudáveis, e aumenta o processo de crescimento capilar.

>>Remédios caseiros para remover manchas causadas por espinhas

Couro cabeludo livre de infecções e caspas

As propriedades antibacterianas e antifúngicas do suco de cebola ajudam a manter o couro cabeludo livre de infecções também, ao mesmo tempo em que mantém o couro cabeludo livre de caspa. Caspa, basicamente, é apenas a reação do couro cabeludo a um aumento no acúmulo de células mortas da pele, oque resulta dos níveis de pH do couro cabeludo sendo perturbados. Aplicar suco de cebola no couro cabeludo e no cabelo é uma maneira natural e eficaz de se livrar do problema da caspa também, que afeta até metade da população adulta do mundo.

Proteger o couro cabeludo de infecções bacterianas também tem outros méritos. As infecções pelo couro cabeludo são conhecidas por serem algumas das principais razões para uma calvície prematura e queda de cabelo.

Um couro cabeludo livre de infecções leva a folículos capilares mais fortes e saudáveis, restringindo e até mesmo prevenindo mais calvície (também conhecida como alopecia), especialmente entre os machos.

Embora o suco de cebola seja uma solução extremamente potente para restringir a queda de cabelo, não há resposta real para reverter o processo de careca (exceto para a tecelagem capilar, talvez).

Como Usar

Embora o suco de cebola seja bastante eficaz mesmo por si só, muitas vezes é misturado com uma série de outros ingredientes e óleos essenciais antes da aplicação. Óleos como os de cocos, azeitonas (funciona excelentemente contra caspa),e grãos de rícino são uma adição comum, assim como pedaços de gengibre (por suas propriedades anti-inflamatórias), um pouco de mel (para hidratação), limões, batatas e vagens de alho esmagadas (também bastante ricas em enxofre dietético). Todos esses ingredientes podem ser facilmente originários e são muito seguros de usar também (a menos que você seja alérgico a qualquer um deles, é claro!).

Cuidados na hora de usar

Todos esses benefícios do suco de cebola como eles podem ser, você precisa ter cuidado aplicando-o em sua pele. Mesmo que você não seja particularmente alérgico a cebola, seria aconselhável fazer um teste de remendo primeiro, como aplicá-lo na parte de trás da mão (ou na parte de trás da orelha) primeiro para verificar se há uma reação.

Alergias que foram verificadas, o suco de cebola ainda é bastante árido e pode levar a uma sensação de queimação e até mesmo uma leve vermelhidão ou erupção cutânea quando aplicado pela primeira vez.

É bastante prudente que você misture o suco de cebola com outros suplementos como óleo de coco, mel ou extrato de aloe vera. Isso poderia servir ao duplo propósito de temperar a aridez do suco de cebola, ao mesmo tempo em que afixa seus benefícios relacionados ao cabelo à mistura.

>>Tintura caseira com cravo e café para cobrir os fios brancos

Observações:

Você precisa ter um pouco de cuidado enquanto lida com suco de cebola. Qualquer sinal de possível coceira ou vermelhidão na pele deve agir como uma deixa para parar de aplicar suco de cebola. Ao aplicar o suco no cabelo, tome cuidado para que o suco não entre nos olhos, pois isso pode levar a uma sensação de queimação e um pouco de irritação nos olhos por um tempo.

Qualquer preocupação que você tenha poderia ser melhor tratada por um médico, de preferência um dermatologista. Dito isto, o suco de cebola é talvez a solução natural mais segura e eficaz lá fora para tratar seu cabelo. Então vá em frente, pique e aperte um pouco imediatamente!

>>Remédio caseiro para fortalecer e crescer as unhas