Crianças e adultos ignoram proibição e nadam no Tanque do Coronel, em Simões Filho

Lagos e rios com a presença de banhistas escondem o risco que os locais podem provocar. Mais do que isso. Frequentadores muitas vezes ignoram as placas de sinalização. Neste fim de semana, a Prefeitura de Simões Filho entregou as obras do Tanque do Coronel, localizado no Bairro Cia 2, em Simões Filho. O local é um dos parques naturais mais bonitos da cidade e conta com um imenso lago. O problema é que a prática de nado é proibida, devido ao risco iminente de afogamentos.
No local, a Prefeitura instalou placas informando o perigo: “Proibido Tomar Banho”, mas neste domingo (07/09), havia pessoas tomando banho no rio.
Enquanto adultos ouviam música e apreciavam o local, crianças, adolescentes e jovens da comunidade, de todas as idades, brincavam na água. Algumas pessoas se arriscavam nadando longe das margens. Vale informar que o local tem um histórico de mortes por afogamento.[Veja vídeo abaixo]
Entre os riscos apontados por especialistas, o afogamento pode acontecer em decorrência de desidratação, gerando cãibras; pela possibilidade de se enroscar em galhos, e, ainda, por insolação, que pode causar desmaio. Veja outros alertas, abaixo:
O que não fazer
- Ingerir bebida alcoólica durante e antes de entrar na água
- Saltar sem saber a profundidade do local
- Brincadeiras como os chamados “caldos”
- Utilizar boias sem segurança ou colchões infláveis
- Nadar sozinho ou deixar crianças na água sem a presença de um adulto
- Avançar os limites permitidos da área de nado
- Pular na água para tentar salvar vítimas em afogamento
O que fazer
- Usar coletes salva-vidas em rios, represas, cachoeira e no mar
- Manter sempre o pé ao fundo e procurar locais conhecidos para se refrescar
- Nadar sempre em companhia de alguma pessoa
- Respeitar placas de “proibido nadar”
- Manter-se às margens
- Arremessar boias, garrafas pets ou algum instrumento flutuante para resgatar vítimas de afogamento, chamar o 193 sempre que houver uma ocorrência desse tipo