Dia Livre de Impostos: Saiba como aproveitar as liquidações

Dia Livre de Impostos: Saiba como aproveitar as liquidações
Dia Livre de Impostos: Saiba como aproveitar as liquidações. Foto: Rita Torrinha/G1

Dia Livre de Impostos: Saiba como aproveitar as liquidações

Atualmente, existem poucas coisas que são consideradas unanimidade entre as pessoas. Mas tem uma coisa que podemos afirmar com certeza: todo mundo gosta de um desconto. Se você faz parte do time dos que não perdem uma promoção, é bom ficar esperto. Isso porque hoje (27) é o Dia Livre de Impostos.

Na data, os lojistas que aderem ao movimento oferecem produtos e serviços totalmente sem taxa de tributação cobrada pelo governo. A expectativa é que mais de mil empresas de todo o Brasil participem da 15ª edição do Dia Livre de Impostos.

>>Golpe do Pix: servidora pública perdeu R$ 65 mil em 24h

Neste ano, o evento é promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).

As entidades organizadoras afirmam que o objetivo é alertar a população sobre o alto valor dos impostos pagos em cada produto e sensibilizar as autoridades, com o intuito “de reforçar a necessidade de uma reforma tributária”.

>>Pesquisa identifica 68 bebês que nasceram com anticorpos contra o coronavírus

O consumidor pode conferir a lista das lojas participantes no site do evento.

Como se proteger

Na hora de fechar a compra, não se deixe levar simplesmente pelo bom preço de um produto. Isso porque, muitas vezes, os valores chamativos podem ser um sinal de golpe. Por isso, por meio de um trabalho contínuo de monitoramento, o Procon checa constantemente ofertas de produtos e serviços, com o objetivo de confirmar a legitimidade e compromisso com o Código de Defesa do Consumidor.

Os problemas encontrados podem envolver desde a falta de preços ou informações (validade, falta de rótulo ou etiqueta em língua portuguesa) de produtos até a confirmação de fraudes envolvendo o site. Você pode conferir a lista completa de lojas, que é constantemente atualizada, no site.

>>São Paulo confirma primeiro caso da variante indiana da Covid-19 no país

Outro recurso criado para prevenir golpes é a extensão CanBuy, para o Chrome. Com ela, é possível verificar se a URL de um site consta na lista do Procon. Além disso, é importante verificar se o a loja conta com certificado SSL de criptografia, consultar a situação cadastral do CNPJ da empresa na Receita Federal e verificar a reputação da loja no Reclame Aqui.

Veja mais