Dicas básicas para aprender a cozinhar com mais facilidade

Dicas básicas para aprender a cozinhar com mais facilidade
Dicas básicas para aprender a cozinhar com mais facilidade. Foto: Freepik

Dicas básicas para aprender a cozinhar com mais facilidade

Você quer cozinhar como um profissional? O segredo para isso não está em aprender mil e uma receitas ou saber mais de 100 maneiras de cozinhar um ovo, mas na capacidade de manusear corretamente todos os utensílios de cozinha e na criatividade que você tem para aproveitar seus ingredientes. Por isso, deixamos essas dicas que com certeza vão facilitar a sua vida na cozinha e vão torná-lo um especialista em receitas.

Respeite sua faca

A faca será o utensílio mais importante que você terá na cozinha , saber manuseá-la corretamente economizará horas de preparo e evitará acidentes, é importante também adquirir uma faca de boa qualidade, aprender a cuidar do fio e dar manutenção, isso vai garantir que a vida útil de suas facas durará o tempo que for preciso, o que vai te ajudar muito na cozinha.

>>Corte calorias no café da manhã preparando waffles sem farinha e em poucos minutos

Conheça seu time

Não podemos deixar de lado o resto de seus utensílios e equipamentos de cozinha , isso significa que você conhece e aprende a usar seus eletrodomésticos corretamente, se familiarizar com todas as funções de seu liquidificador, aprender a usar suas panelas corretamente e conhecer sua geladeira, para que possa utilizá-los da melhor maneira possível e, sobretudo, de maneira correta.

Perca o medo do forno

O forno, tanto eléctrico como a gás, será um dos teus grandes aliados na cozinha, podes fazer de tudo desde padaria, pastelaria a cozinhar um bom corte de carne, só precisas de conhecer a fundo este equipamento, conhecer as temperaturas que as pegas do seu forno e a forma como o calor é distribuído pelas mesmas, esta informação está geralmente especificada no manual do utilizador do seu forno.

>>Dicas para limpar camarões corretamente e apreciá-los nesta Páscoa

Invista em uma boa frigideira

Uma frigideira de ferro fundido pode te tirar de muitos problemas na cozinha, mesmo que pareçam pesadas, uma vez que você aprender a usá-las, você não vai querer usar outro tipo de frigideira para cozinhar, elas são muito versáteis e fáceis de limpar, se você não conseguir uma frigideira de ferro fundido, investir em uma boa panela antiaderente é sempre uma boa ideia.

Aprenda a escolher produtos

Os produtos de boa qualidade e estágio de maturação ideal são a chave para cozinhar pratos dignos de restaurante. Não é preciso comprar produtos mais caros, mas sim os mais frescos, aprender a escolher corretamente os vegetais e frutas, e identificar o frescor na carne , peixes e aves, isso vai fazer toda a diferença nas suas receitas.

>>Carlota de limão; uma sobremesa deliciosa com apenas 4 ingredientes

Tempos de cozimento

Saber os tempos de cozimento adequados para os ingredientes que você mais usa vai economizar muito tempo na cozinha , uma vez que aprender quanto tempo leva para cozinhar uma batata, uma cenoura ou um pedaço de carne, você ficará mais ciente do tempo necessário para cozinhar e, portanto, você pode planejar melhor a quantidade de tempo que passará na cozinha.

Fique com as sobras

Aprenda a reduzir as sobras e a reciclá-las, isso vai te ajudar em duas coisas: você vai economizar dinheiro, vai usar melhor seus produtos. não é preciso jogar fora cascas, ossos ou gorduras, de seus vegetais, frutas e carnes, aprenda a aproveitá-los porque com eles você pode criar fundos, condimentos ou até pratos completamente novos.

Veja mais