Dicas caseiras para eliminar o chulé dos pés de crianças

Com a ajuda de um pouco de bicarbonato, calçado adequado e uma boa higiene diária, podemos eliminar o mal odor  (chulé) dos pés nas crianças. Crianças e adolescentes também podem ter problemas de sudorese e assim ter um odor desagradável nos pés, algo que devido aos próprios hormônios (e não apenas à falta de higiene), é algo completamente normal pelo que explicamos Veja como tratar e como se livrar do odor do pé em crianças.

Elimine o mal odor (chulé) nos pés em crianças

Se você notar que os pés do seu filho ou filha cheiram mal, pode ser algo normal e mais ainda se eles estão acostumados a usar sapatos fechados no meio do verão.

De fato, quando notamos um mau cheiro nos pés do menino ou da menina, a primeira coisa é começar verificando se o cheiro não vem de seus sapatos, especialmente quando usam chinelos, pois geralmente são feitos de material sintético que não só faz com que os pés suem mais, mas também não os ajuda a transpirar, então o cheiro acaba se acumulando.

Se for o caso, a solução será polvilhar o interior com bicarbonato de sódio à noite e retirar o excesso na manhã seguinte. Desta forma, os odores são neutralizados.

Cuidados básicos com os pés das crianças

Por outro lado, devemos seguir uma boa orientação de higiene para as crianças e fazer com que elas tomem banho ou ducha diariamente, influenciando também seus pés com água e sabão. Também podemos adicionar estes cinco passos básicos não apenas para eliminar o odor do pé, mas também para evitá-lo:

  • Seque bem entre os dedos após o banho.
  • Evite que eles usem tênis o dia todo. Na verdade, se você não pratica esportes, é melhor escolher boas sandálias ou sapatos de lona no verão ou botas respiráveis ​​​​no inverno.
  • Não os deixe usar os mesmos sapatos dois dias seguidos. É melhor ter dois pares e alterná-los. Além de deixá-los sempre na varanda ou terraço para ventilar enquanto as crianças não os estão usando.
  • Não aperte demais os sapatos. Dessa forma, você evitará que o pé fique muito fechado e sue menos.
  • Opte por meias de algodão que absorvem melhor a transpiração e troque-as todos os dias.

A tudo isso, se nosso filho ou filha tiver um problema real de sudorese (algo que pode ser devido aos hormônios e mais quando atinge a puberdade), pode ser uma boa ideia aplicar um pouco de talco nos pés antes de calçar sandálias ou sapatos. Eles também vendem cremes específicos para os pés nas farmácias.

Existem soluções naturais?

Além de tudo o que foi mencionado, também podemos recorrer a outros remédios caseiros. É o caso do ácido bórico, um pó que é usado na proporção de uma colher de chá em sapatos, duas vezes por semana. E como já discutimos, o pó de talco, ao absorver a umidade, também pode ser uma solução simples.

Por fim, o chá de sálvia (chás de ervas) é conhecido por combater a transpiração, então você pode fazer um com folhas de sálvia e fazer a criança lavar os pés em água morna misturada com este chá.