Dicas de como ajudar as crianças a consumirem mais frutas e vegetais

Dicas de como ajudar as crianças a consumirem mais frutas e vegetais
Dicas de como ajudar as crianças a consumirem mais frutas e vegetais. Foto: Divulgação/eaidr.com

Dicas de como ajudar as crianças a consumirem mais frutas e vegetais

Sabemos o quão difícil pode ser a tarefa de fazer com que os seus pequenos se alimentem de forma equilibrada e saudável através do consumo de frutas e vegetais. Muitas vezes encontramos a recusa das crianças à ideia de comerem este grupo alimentar, porém com a ajuda dessas dicas e conselhos você poderá fazer com que os menores da casa comam verduras e frutas sem problemas.

>>Torta de iogurte natural: uma sobremesa para não sair da dieta

Porções

Uma das principais razões pelas quais as crianças rejeitam vegetais ou frutas é a pouca variedade que lhes é apresentada ou o tamanho das porções que é demais para elas, por isso é importante servir pequenas porções para introduzir gradualmente legumes e frutas, pouco a pouco, além de mudar continuamente os ingredientes que lhes oferecer.

Mudar a forma

Embora possamos não nos importar com a aparência de vegetais cozidos ou frutas inteiras, para as crianças o sabor e a forma de seus alimentos são importantes, uma maneira de tornar este grupo de alimentos muito mais agradável para as crianças é mudar a forma como os apresentamos eles, além de cuidar do sabor, por isso, embora pareça um clichê, as crianças podem ser mais atraídas por comida se a fizermos interativa com formas e cores com as quais se relacionam.

>>6 alimentos que irão ajudá-lo a limpar o intestino e desintoxicar

Seja forte

Após a recusa de uma criança em comer vegetais , pode parecer que não mudaremos de ideia, mas um dos segredos para comer vegetais é permanecer firme com a comida, com isso não queremos dizer que temos que forçar as crianças a comer vegetais ou frutas , nada está mais longe da realidade, mas simplesmente continuar servindo vegetais no dia a dia e explicar repetidamente porque é importante que eles consumam esses alimentos.

Seja um exemplo

Este é outro fator que muitas vezes esquecemos, mas que influencia muito na dieta de nossos filhos ; Nós, adultos, devemos servir de bom exemplo aos pequenos, pois se virem que a nossa alimentação é equilibrada inclui todos os grupos alimentares em quantidades e porções adequadas, será mais fácil para eles começarem a comer vegetais e frutas.

>>Sorvete de nozes caseiro, aproveite esta sobremesa deliciosa com uma receita fácil

Envolva-os na alimentação

Essa é uma das melhores dicas que você pode experimentar na hora das refeições , o truque para a criança se interessar mais pela comida é envolvê-la no preparo dela, desta forma, ela ficará mais ciente do que está comendo e como foi preparado, você pode começar pedindo a ajuda deles em pequenas tarefas para que eles também dêem a devida importância à sua alimentação.

Veja mais