Dicas para economizar água e evitar desperdícios na cozinha

Dicas para economizar água e evitar desperdícios na cozinha
Dicas para economizar água e evitar desperdícios na cozinha. Foto: Pixabay

Dicas para economizar água e evitar desperdícios na cozinha

Nesta semana é celebrado o Dia Mundial da Água, comemorado todo dia 22 de março, uma das datas que talvez deva ser de maior importância para o ser humano pela relevância desse líquido vital. O objetivo desta jornada é conscientizar as pessoas sobre a crise global da água e a necessidade de buscar medidas para enfrentar esse problema.

Atualmente, a água é uma commodity ameaçada pelo crescimento populacional, pelas demandas das indústrias, agricultura e pecuária, bem como pelo agravamento das mudanças climáticas, de forma que no planeta estima-se que 2,2 bilhões de pessoas vivam sem acesso à água potável. Portanto, é fundamental cuidar desse recurso vital, e aqui damos algumas dicas para fazê-lo na cozinha.

>>Água de melancia com hortelã; conheça os benefícios dessa bebida fresca

Dicas para evitar o desperdício de água na cozinha

1. Verifique se há vazamentos. Certifique-se de que não há vazamentos de água em sua cozinha, isso pode se traduzir em um vazamento que pode promover a perda de quase 30 litros de água por dia.

2. Não deixe a torneira aberta. Enquanto lava a louça, certifique-se de esfregá-la sem deixar a água ligada, isso evitará que você desperdice muita água.

3. Cubra e molhe a louça. A melhor forma de retirar a gordura grudada na louça é deixá-la de molho, mas pode fazê-lo tapando a pia e começando por lavar a louça que tem menos sujeira para que as restantes fiquem encharcadas com a água usada no primeiro enxague.

>>3 bebidas que o ajudarão a produzir mais colágeno naturalmente

4. Use um filtro na torneira. Isso evitará que saia muita água e, pelo contrário, sairá pouca, mas sob pressão, o que ajudará a reduzir o desperdício de água.

5. Reutilize a água dos alimentos. Quando você lava frutas, verduras, legumes ou cereais, use tigelas onde a água é armazenada e use-a para regar as plantas. Faça o mesmo onde cozinha os vegetais, deixe esfriar antes de usar.

6. Cozedura a vapor. Em vez de ferver os legumes, pode-se cozinhá-los a vapor, isso evitará o uso de muita água e também concentrará os nutrientes nos alimentos, ao mesmo tempo que ficarão com melhor aspecto e consistência.

>>Prepare este xarope de gengibre e cúrcuma para combater crises alérgicas

7. Use menos água ao cozinhar. Isso não só o ajudará a economizar fluido vital, mas também a manter a maior parte dos nutrientes em sua alimentação.

8. Descongele antes do tempo ou use o micro-ondas. Evite abrir a torneira e deixá-la correr para descongelar os alimentos, pois assim se perde muito líquido.

9. Use a máquina de lavar louça com sabedoria. Se você tiver uma lava-louças, espere encher para ligá-la, caso contrário, você desperdiçará muita água.

10. Observe os tempos de cozimento. Quando você fervura demais a água ela tende a evaporar e muitas vezes decidimos adicionar mais água; o melhor é garantir que não seja desperdiçado desta forma e, caso não se saiba, deixe o líquido fogo brando.

Veja mais