Dicas para fazer um bom currículo de primeiro emprego (Jovem Aprendiz)

Currículo de primeiro emprego (Jovem Aprendiz)

Dicas para fazer um bom currículo de primeiro emprego (Jovem Aprendiz) – O programa Jovem Aprendiz, ou primeiro emprego, é uma iniciativa governamental criada com o intuito de promover a inclusão profissional de jovens com idade entre 14 e 24 anos. Interessados em ingressar no mercado de trabalho encontram no programa uma ótima oportunidade. No entanto, um problema que os estudantes costumam enfrentar é não saber como fazer um currículo para jovem aprendiz. Pensando nisso, separamos algumas dicas. Confira:

Ortografia

Quando criar o seu currículo lembre-se que ele é o primeiro contato entre você e a organização que pretende atuar. Causar uma boa impressão é fundamental, principalmente em um mercado tão concorrido. Por isso, tenha atenção a pequenos detalhes, como o bom uso do português. Quando finalizar o documento, passe para um amigo, familiar ou até mesmo professor(a) revisar.

Tenha objetividade

Não adianta inserir diversas informações avulsas no currículo somente para preencher espaços vazios. Tenha objetividade. Informe os seus dados pessoais, sua formação atual (se já foi concluída ou está em andamento), cursos de qualificação que tenha realizado e habilidades técnicas e comportamentais. Evite copiar frases prontas da internet. Adapte objetivos para currículo de estágio, por exemplo, para a vaga que está concorrendo.

Tire o foco da experiência profissional

Quem contrata jovem aprendiz está ciente que o programa geralmente é a primeira experiência profissional dos jovens. O objetivo é capacitá-lo para as suas próximas vivências no mercado de trabalho. Por isso, não precisa ter medo da vaga somente porque ainda não tem experiência para incluir no currículo. O mais importante é demonstrar proatividade e vontade de aprender.

Cursos de qualificação

Quer ter um diferencial em seu currículo? Que tal começar com os cursos gratuitos de qualificação? Através deles você poderá adquirir novos conhecimentos e ainda turbinar o seu currículo. Para jovem aprendiz, cursos na área de informática, rotina administrativa e comunicação são essenciais.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva