Dicas para limpar a casa se alguém tiver rinite

Dicas para limpar a casa se alguém tiver rinite
Dicas para limpar a casa se alguém tiver rinite

Dicas para limpar a casa se alguém tiver rinite

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal que causa sintomas de coceira e vermelhidão no nariz e nos olhos, coriza e espirros. Em alguns casos, especialmente quando o ar está muito seco, pode causar hemorragias nasais.

Uma das atividades que desencadeiam reações alérgicas é a limpeza da casa, devido à poeira que sobe e preenche o ar. Então, o que fazer para limpar a casa sem causar sofrimento a quem tem rinite? Aprenda sobre essas dicas úteis.

Portas e janelas abertas

Durante a limpeza, as portas e janelas devem ser mantidas abertas para que a poeira possa sair e o ar limpo possa entrar.

Aspirador de pó

A vassoura e o esfregão levantam e espalham a sujeira. O ideal, em uma coisa com alguém com rinite, é fazer a limpeza com aspirador de pó e depois com pano úmido para realmente tirar a poeira solta das superfícies e cantos.

>>Elimine a placa dentária usando este remédio caseiro

Produtos para o banheiro

Pode ser agradável para quem não tem alergia, mas produtos de limpeza perfumados irritam a mucosa nasal de quem tem rinite. Tente usar produtos neutros, inodoros ou com o aroma mais suave possível.

Não deixar objetos empillhados e acumulados

Na casa de uma pessoa com rinite, o minimalismo é o estilo ideal de organização e decoração. Quanto menos coisas forem empilhadas e acumuladas, melhor, pois essas pilhas coletam muito pó. Isso também é útil para o tempo de limpeza, que é mais conveniente e rápido.

Troque a roupa de Cama após aspirar ou varrer a casa

Mesmo usando aspirador de pó e pano úmido, sempre levanta um pouco de poeira e, ao cair, fica em cima da cama. Portanto, ao final da limpeza, troque sempre toda a roupa de cama da pessoa com rinite. Enquanto faz a limpeza, aproveite para deixar os travesseiros ao sol.

Elimine o  mofo

Mesmo que sua casa não seja úmida, sempre há um pouco de umidade no banheiro, por isso aparece mofo. Limpe esse molde com cuidado, usando lixívia diluída em água ou vinagre, para garantir a remoção do fungo.

Não sacuda os os tapetes dentro de casa

O ideal é que não haja tapetes felpudos na casa de uma pessoa com rinite, pois eles acumulam muita poeira. Mas se uma sala tiver um tapete felpudo, evite bater ou sacudi-lo. Se você tiver que fazer isso, deve ficar longe de portas e janelas que permitem que a poeira volte para a casa. Se você é rinite, faça protegendo o rosto, mas de preferência passe bem o aspirador no carpete.

>>Como fazer máscara de gengibre para combater queda de cabelo e caspa

Ar condicionado limpo

O ar condicionado pode ser venenoso para pessoas com rinite, pois seca o ar. No entanto, se você tiver um, deve mantê-lo livre de acúmulos de poeira, por dentro e por fora.

Lave os bichinhos de pelúcia

Animais empalhados devem ser evitados, pois é como ter tapetes. No entanto, se você os tiver, lave-os bem na máquina ou balde regularmente para evitar o acúmulo de poeira.

Proteção para mãos e rosto

Se você tiver rinite e for responsável pela limpeza, é melhor usar uma máscara protetora e luvas de borracha durante a limpeza. Se a rinite for muito forte e causar irritação nos olhos, use óculos de proteção, os transparentes que também protegem as laterais dos olhos. Então você vai sofrer muito menos.

>>Serradura Portuguesa: a sobremesa com 3 ingredientes que vai te fascinar

Veja mais