NotíciasSimões Filho

Eleitor que não fez a biometria e teve o título cancelado já pode regularizar situação em Simões Filho

A partir desta segunda-feira (08/04), quem teve o título de eleitor cancelado pode regularizar a situação em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em toda a cidade, 26 mil eleitores perderam os títulos por não conseguir realizar o cadastro biométrico.

Agora, com a reabertura do cadastro eleitoral, o eleitor Simões-lhense terá até o maio de 2020 para regularizar a sua situação junto a justiça eleitoral. Basta comparecer ao cartório da Justiça Eleitoral no Fórum Josaphat Marinho, dàs 8 às 14 horas, no centro da cidade, munidos de comprovante atualizado de residência e documento original com foto. Segundo o TRE-BA, o comprovante precisa estar no nome do eleitor, ou do cônjuge ou companheiro, de ascendente (pai, mãe, avô ou avó) ou descendente (filho, filha, neto ou neta), ou de parente colateral até o terceiro grau (tio ou tia), ou representante legal (assim nomeado por decisão judicial). O grau de parentesco deverá ser comprovado, através de documentos, durante o atendimento.

Importante
O TRE aconselha que não há a necessidade de as pessoas dormirem em fila, tendo em vista que procedimento poderá ser feito até maio de 2020.

Outros serviços
Com a reabertura do cadastro eleitoral e reinício da emissão da certidão de quitação eleitoral, também voltam a ser oferecidos os serviços de alistamento eleitoral (emissão do 1º título), alteração de dados e transferência de domicílio eleitoral, de acordo com o TRE-BA. Para regularizar o título, os eleitores devem ir a um dos postos da Justiça Eleitoral, levando de comprovante atualizado de residência e documento original com foto.

O título de eleitor, conforme o TRE, é necessário para tirar vários tipos de documentos, entre eles, obter passaporte ou carteira de identidade e para receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição.

O documento também importante para participar de concorrência pública ou administrativa de estados e municípios. Ele também é exigindo para obter empréstimos em bancos públicos como Caixa e Banco do Brasil, além de institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo e com essas entidades celebrar contratos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo