Em quanto tempo a Cavalinha faz emagrecer? Descubra os benefícios

Em quanto tempo a Cavalinha faz emagrecer? Descubra os benefícios
Em quanto tempo a Cavalinha faz emagrecer? Descubra os benefícios – Reprodução

Em quanto tempo a Cavalinha faz emagrecer? Descubra os benefícios. Cavalinha é uma planta medicinal muito utilizada como remédio caseiro para hemorroidas e menstruações abundantes. Devido a sua ação diurética, também tem sido largamente utilizada para pedra nos rins e como um poderoso anti-inflamatório.

Abaixo você descobrirá se o chá de cavalinha emagrece, conhecerá todas as suas propriedades, qual a composição dela, quando e como tomar.

O chá de cavalinha emagrece e pode ser o aliado que você esperava para tornar seus resultados mais perceptíveis e motivadores para a continuidade do processo de emagrecer.

Benefícios da cavalinha

Ela possui capacidade adstringente e diurética, o que favorece o funcionamento regular do seu intestino, e assim favorecendo a eliminação de toxinas desnecessárias ao seu organismo, benefício indispensável àqueles que desejam emagrecer.

Conforme dados publicados em um estudo de 2014 publicado no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, a cavalinha como um diurético se provou sendo tão eficaz quanto a hidrocoloatiazida (remédio diurético) sem causar a perda excessiva de eletrólitos através da urina.

Vale ressaltar que o estudo feito foi muito pequeno e que mais evidências precisam ser coletadas para atestar o efeito diurético do chá. Ainda assim, o resultado observado é promissor e indica que a propriedade diurética do chá de cavalinha é verdadeira.

Devido a essas propriedades, o chá de cavalinha pode reduzir ou tratar os sintomas de infecções nos rins, bexiga, gonorreias e diarreias.

O seu metabolismo se manterá ativo e os inchaços e incômodos abdominais terão intensidades reduzidas, o que reafirma que o chá de cavalinha emagrece.

Mas não pense que seus benefícios se limitam a isso, muito pelo contrário. Ao adicioná-lo em seu plano alimentar, você poderá obter uma melhor qualidade de vida e ainda desfrutar de beleza e elasticidade para aqueles que possuem peles ressecadas.

O chá ainda pode contribuir para os tratamentos de consolidação de fraturas ósseas e também pode beneficiar algumas cicatrizações e combatendo úlceras gástricas, anemias e ainda reduzindo a probabilidade de cãibras e hemorragias.

Mais detalhes sobre os benefícios da cavalinha para a pele e a perda de peso

As fibras contidas na cavalinha também podem auxiliar na saúde das artérias, na saúde da pele e na saúde óssea.

Quando falamos da eficiência da cavalinha para a saúde da sua pele, estamos nos referindo ao poder hidratante e seu uso preventivo contra varizes e estrias, que se tornam mais evidentes após testes de elasticidade dos tecidos de sua pele, resultado do poder adstringente.

Ou seja, tomar chá de cavalinha emagrece e ainda pode tornar sua pele mais limpa, bonita e livre de acnes. E não pense que suas unhas e cabelos ficam fora desses benefícios.

 Segundo um estudo de 2012 publicado na revista Cell Proliferation, a cavalinha é usada desde a Grécia antiga para cuidados com a pele e com as unhas. Além disso, a erva é usada na cicatrização de feridas, no tratamento da osteoporose e no reparo ósseo.

Cientistas consideram a hipótese de que a sílica encontrada no chá de cavalinha ajuda o corpo a produzir mais colágeno e armazenar mais cálcio, que posteriormente são usados para fortalecer os ossos e para construir unhas e cabelos mais fortes e bonitos.

Quanto à perda de peso, o efeito diurético da cavalinha parece diminuir a retenção de líquidos e toxinas, contribuindo assim para o emagrecimento.

Tratamentos eficazes

Abaixo você poderá conhecer alguns casos os quais podem ser beneficiados com a ação fitoterápica da cavalinha:

Ansiedade, Estresse, Variações de humor, Pedras na vesícula, Pedras nos rins, Pressão arterial alta, Anemia, Fluxos excessivos na menstruação, Febre, Dores e desconfortos na cabeça, Reumatismo, Úlcera, Osteoporose, Inchaço, Retenção de líquidos.

Quando tomar o chá da cavalinha

O processo de emagrecimento requer a adoção de um plano alimentar rico em alimentos funcionais e naturais par induzir à perda de gorduras mais eficiente. De acordo com isso, você poderá tomar o chá de cavalinha nas refeições intermediárias junto a uma fruta ou algo de sua preferência.

Como preparar

Ingredientes:

  • 2 a 4 colheres de sopa (o equivalente a 10 a 15 gramas) de cavalinha;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque 1 litro de água em uma chaleira e leve ao fogo alto até que ela comece a ferver;
Desligue o fogo e coloque a cavalinha dentro da chaleira;
Deixe a mistura em infusão por ao menos 10 minutos;
Coe a bebida e sirva, de preferência ainda quente.

Alimentação equilibrada

Não acredite que o chá de cavalinha emagrece de forma milagrosa, muito pelo contrário. É fundamental que você se adeque a uma dieta equilibrada e rica em nutrientes funcionais ao seu organismo.

Você pode adicionar esses alimentos funcionais também ao próprio chá de cavalinha, escolhendo alimentos que possam preferencialmente intensificar a queima de gorduras e acelerar o seu metabolismo.

Contra indicações

É ótimo saber que tomar chá de cavalinha emagrece, mas seu uso não é recomendável para pessoas que possuem pressão arterial baixa, gestantes.

Se você possui dúvidas referentes ao uso, busque orientação médica e aprovação para a adesão para seu processo de perda de gordura corporal.

Veja mais