Entenda as mudanças nas regras do WhatsApp que entram em vigor neste sábado (15)

Entenda as mudanças nas regras do WhatsApp que entram em vigor neste sábado (15)

Entenda as mudanças nas regras do WhatsApp que entram em vigor neste sábado (15)

O WhatsApp anunciou em janeiro que mudaria as regras de privacidade e compartilhamento da empresa. A notícia, no entanto, desagradou legisladores no mundo todo. No Brasil, reguladores chegaram a pedir o adiamento das alterações. Fato é que a mudança vale a partir deste sábado (15).

Agora, usuários que não aderirem às novas regras ainda poderão usar a rede durante um período de 90 dias antes de decidirem se vão aceitar ou não as mudanças.

Mas quais são essas mudanças?

“O WhatsApp hoje tem um mecanismo de criptografia de mensagens de ponta-a-ponta, onde a mensagem não fica armazenada em um servidor”, explica o especialista em Tecnologia e Inovação Arthur Igreja.

Com esse sistema, o Facebook, empresa dona do WhatsApp, não tem acesso às mensagens, que ficam armazenadas apenas no celular das pessoas que estão conversando.

>>Pix Cobrança, que substituirá boletos, já está funcionando

Agora, em um processo de integração das redes sociais das quais o Facebook é dona, o WhatsApp passará a compartilhar as mensagens trocadas entre pessoas e empresas por meio das chamadas contas comerciais, quebrando a privacidade desses usuários.

Mas por quê?

Para entender melhor como fazer propagandas, fonte de renda do Facebook. Segundo Igreja, com essa mudança, o Facebook terá acesso aos dados dos usuários para entender melhor nossos hábitos de consumo e como nós nos relacionamos com as empresas.

O que significa permitir que o Facebook acesse esses dados?

“É o equivalente a instalar uma câmera na nossa casa e deixar alguém nos assistir”, explica Igreja. Permitindo que a empresa tenha acesso às suas informações, eles conseguem traçar melhor qual o seu perfil de consumo e o que te interessa.

>>Cerca de 12 milhões de brasileiros ainda não enviaram declaração do IR

Com isso, as propagandas que aparecem para o usuário sempre serão pensadas no que o agrada e no que ele poderia ter interesse. Empresas compram esses dados para garantir que seus produtos cheguem diretamente a consumidores em potencial.

O que acontece com esses dados?

O Facebook compila essas informações e empresas interessadas compram as informações específicas para divulgar os produtos para seu público-alvo. “A plataforma procura nas postagens e comportamentos do usuário informações para identificar os melhores consumidores”, explica Arthur Igreja.

O usuário pode recusar as mudanças?

Pode, mas o WhatsApp vai limitar os serviços e utilidades para aqueles que não aceitarem as novas políticas. “O WhatsApp não pode excluir a conta, mas podem dificultar a vidas das pessoas tirando possibilidades de interação”, avisa o especialista.

>>Lacen confirma predominância das variantes mais agressivas da Covid-19 na Bahia