Esfoliação de bicarbonato de sódio para pele: Benefícios e cuidados

Esfoliação de bicarbonato de sódio para pele: Benefícios e cuidados
Esfoliação de bicarbonato de sódio para pele: Benefícios e cuidados – Reprodução

Esfoliação de bicarbonato de sódio para pele: Benefícios e cuidados. Receitas caseiras para deixar a pele mais bonita e saudável não faltam na internet. Mas boa parte delas não é recomendada pelos esteticistas e dermatologistas.

Esteticista asiática dá todos os passos para ter uma pele de bebê

Isso porque vários ingredientes são enganosos, trazendo uma impressão de resultado positivo nas primeiras vezes, mas mostrando efeitos colaterais um tempo depois. Isso é o que acontece se usar bicarbonato para a pele.

Como usar bicarbonato na pele?

O bicarbonato de sódio é uma substância quimicamente básica que, em contato com a pele, que é mais ácida, por meio da esfoliação, vai fazer uma boa limpeza, removendo as células mortas. Então, de fato, ele tem esse benefício de higienizar a pele e ajudar a renová-la. Porém, tem o outro lado da moeda.

Deixa a pele sensível e vulnerável a inflamações

Ao mesmo tempo que limpa, esse ingrediente deixa a pele bastante sensível, pois ele também é cáustico. A pele fica vulnerável às bactérias e outros micro-organismos do ambiente, da toalha de rosto e afins. A fricção das pedrinhas de bicarbonato com a pele pode causar lesões e queimaduras.

Aprenda os benefícios da Cenoura para pele e receitas caseiras para usar

Receita segura de esfoliante com bicarbonato

Em resumo, até pode utilizar o bicarbonato, caso tenha a pele normal e bem saudável, mas é preciso utilizar com muita cautela e pouquíssima frequência.

Tenha em mente que o seu dermatologista não vai recomendar o uso dessa substância em qualquer quantidade ou fora do consultório. Veja uma receita para fazer mensalmente ou de acordo com as recomendações do seu dermatologista.

Ingredientes

Máscara hidratante pronta: 1 colher (sopa);
Bicarbonato de sódio: 1 colher (café).

Modo de preparo e aplicação

A quantidade de bicarbonato para a de máscara deve ser bem pequena, apenas para que consiga sentir as bolinhas e fazer a esfoliação;
Misture muito bem os dois ingredientes;
Lave o rosto e seque. Aplique a misture e vá fazendo movimentos circulares em todo o rosto, sem fazer força. Apenas vá deixando as bolinhas de bicarbonato deslizarem;
Quando terminar, enxague na hora. Faça esse procedimento antes de ir dormir para não pegar sol na pele nem aplicar outros produtos.

Argila branca tem incríveis benéficos para a pele e os cabelos

Bicarbonato clareia a pele?

Existem receitas de bicarbonato de sódio com água oxigenada para clarear manchas na pele, mas tenha cuidado. De acordo com os médicos especialistas, essa receita não tem a capacidade de clarear manchas e pode deixar o problema ainda pior.

A água oxigenada apenas consegue clarear pelos. Já o bicarbonato atuaria como esfoliante, fazendo com que tenha sim um efeito clarear. Porém, só funciona nas primeiras vezes.

Ele é um esfoliante tão potente que pode machucar e acabar criando mais manchas na tentativa de cicatrizar as lesões. Então, não funciona.

Cuidados a ter

Quando for usar essa receita de bicarbonato para limpar a pele, lembre-se que ele é abrasivo. Não faça uma esfoliação muito forte ou prolongada para não acabar com a pele machucada. De modo geral, dê preferência a outros produtos e ingredientes feitos para especificamente para a pele.

Se você tiver pele sensível ou com algum problema que exija cuidados específicos (como rosácea ou melasma), é ainda mais importante se aconselhar com um especialista antes de experimentar o uso do bicarbonato.

Pele limpa e saudável: como funciona o tônico facial e suas vantagens

Veja mais