Saiba quais são os bairros mais violentos de Simões Filho
Um levantamento exclusivo feito pelo portal de notícias Simões Filho Online mostra que dezenove bairros se revezam na lista dos seis mais violentos de Simões Filho neste ano de 2016. O Simões Filho Online coletou dados de homicídios do site da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no período de 1º de Janeiro à 10 de novembro de 2016 e mapeou o rastro da violência no município que tem a 6ª economia do Estado.
Ao todo, Simões Filho registraou 101 assassinatos este ano. O levantamento deixa constatado que 77% dos homicidios ocorreram dentro dos bairros da cidade. Os dados representam uma média de 10 mortes por mês em 2016. Em 2015, no mesmo período, Simões Filho registrou 96 homicídios. 23% desse total de casos foram registrados na região industrial do Cia e nas proximidades das rodovias BR-324 e BA-093, que cortam o município, locais consideradas como pontos de desova.
A maior parte das vítimas é do sexo masculino. O levantamento também identificou que 62% das vítimas são jovens com idade entre 14 e 29 anos. 22% corresponde a pessoas com idade entre 30 a 39 anos.
Ainda segundo o levantamento, 22 tentativas de homicídios foram registradas pela SSP-BA este ano.
Setembro e outubro são os meses mais violentos do ano em Simões Filho, com 14 homicídios, cada. Janeiro foi visto como o mês menos violento, com 2 mortes registradas.
Ilha de São João lidera o índice de mortes, seguido pelo Cia 1, Mapele, Santo Antonio Rio das Pedras, Cristo Rei, Barreiro, Simões Filho 1, Oitizeiro, Eucalipto, Ponto Parada, Goes Clamon, Eucalipto e Pitanguinha Nova. Esses foram os bairros mais violentos de Simões Filho este ano. Os doze juntos somam 64, dos 101 homicídios registrados até o momento na cidade. O que corresponde a 63% dos casos. [Veja Ranking completo abaixo]
Os dados apresentados pelo Simões Filho Online foram coletados no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia no link: http://www.ssp.ba.gov.br/modules/consultas_externas/index.php?cod=5
Veja o Ranking dos bairros mais violentos
Os únicos bairros que não tem registro de assassinatos no site da SSP-BA são as localidade de Cova da Gia e Lobão. Vale lembrar que as mortes classificadas como confronto entre suspeitos e policiais não entram na estatística de homicídio.
Alerta
A proximidade com a violência obriga os moradores a ficarem alerta. A população muda os hábitos e passa a evitar trafegar em áreas consideradas mais críticas.
Em outubro, nas proximidades da linha do trem, na região central da cidade, outro ponto considerado crítico, um adolescente de apenas 16 anos foi vítima de latrocínio, roubo seguido morte. Ravier Henrique Teles, de 16 anos, estava retornado da academia, quando foi abordado por homens armados, em uma motocicleta. O assaltante deu a voz de assalto pedindo o celular e logo em seguida a vítima reagiu. De acordo populares, o bandido atirou na cabeça do rapaz e fugiu. Ravier também foi atingido no tórax e no braço. Ravier foi socorrido por populares e levado para a Emergência do Hospital de Simões Filho, ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada no centro cirúrgico.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SIMÕES FILHO