Falsos anúncios de empregos circulam pelo WhatsApp

Falsos anúncios de empregos circulam pelo WhatsApp

Falsos anúncios de empregos circulam pelo WhatsApp.

Um falso anúncio de emprego levou muitos desempregados a formar longas filas, em meio à pandemia do novo coronavírus. O comunicado que circula por meio de mensagens de WhatsApp oferecia 700 vagas em hospitais de campanha da cidade para auxiliares de serviços gerais.

Em um dos estados atingidos, o Rio de Janeiro, muitas pessoas foram vítimas e formaram filas na porta de uma escola. O suposto salário seria de R$ 1.153, além de adicional de insalubridade. A promessa era de que a carteira de trabalho seria assinada na hora. Na esperança de conseguir uma oportunidade de trabalho, os trabalhadores desempregados formaram filas em frente à escola municipal Madre Tereza de Calcutá, e encontraram os portões fechados.

>Luandre abre 3 mil vagas de emprego na área da saúde em hospitais e clínicas

Desconfie

As mensagens compartilhadas por redes sociais e WhatsApp devem ser checadas em canais oficiais pelos candidatos, a fim de evitar deslocamentos desnecessários e golpes. O site Vagas.com divulgou orientações de Lia Fonseca, diretora da Next Recursos Humanos, e Thais Amorim, que trabalha buscando talentos para empresas, para que trabalhadores identifiquem os anúncios falsos e não caiam em golpes pela internet.

>Seis cursos técnicos presenciais passam a ser online no Senac

Atenção ao site

Um indício de que uma vaga pode ser falsa é o anúncio levar para um site estranho, que pouco ou nada tem a ver com carreira e emprego. A orientação é checar se o endereço leva para um portal de vagas de emprego ou para o próprio site da empresa contratante.

>IBL oferece 29 tipos de cursos online gratuito em diversas áreas

Ligação

Outro sinal de que uma oportunidade não é verdadeira é o candidato receber uma ligação imediatamente após fazer sua inscrição. Normalmente, o contato será para oferecer algum serviço pago.

Vaga muito genérica

Outro indício de que se trata de um anúncio falso é aquele que vale para qualquer candidato. Normalmente, esses anúncios são montados por empresa que querem formar um banco de dados e vender serviços a potenciais clientes.