Fim da queda de cabelo: Tratamentos eficazes que também ajudam a crescer

Fim da queda de cabelo: Tratamentos eficazes que também ajudam a crescer
Fim da queda de cabelo: Tratamentos eficazes que também ajudam a crescer – Foto: shutterstock

Fim da queda de cabelo: Tratamentos eficazes que também ajudam a crescer. Se você está com queda de cabelo, é preciso, antes de fazer qualquer tratamento, descobrir a causa da queda. Isso é fundamental para saber se o tratamento trará bons resultados.

Então há muitas razões pelas quais o cabelo pode cair: genética, má alimentação, alguns tratamento de doenças, stress, uso excessivo de químicas, nível baixo da ferritina, anemia, depressão e parada do uso de anticoncepcional são só alguns exemplos.

Portanto, dependendo da causa, só se resolve a queda atacando diretamente seu motivo real. Assim, é importante salientar que os tratamentos naturais são sempre coadjuvantes. Assim, também não adianta achar que vai usar uma vez e vai resolver seu problema:

Os resultados de um tratamento caseiro não são imediatos e devem ser seguidos por no mínimo 3 meses para que os benefícios possam ser avaliados. Aliás, esses tratamentos são mais eficientes para a prevenção da queda do que no tratamento.

Aproveite: 5 dicas para qualquer cabelo crescer mais rápido

Tratamentos naturais para o fim da queda de cabelo

1. Óleo Essencial de Alecrim e Hortelã

São os melhores óleos para queda de cabelo. Ativam a circulação no couro cabeludo, melhorando o desempenho do crescimento e nutrindo o couro cabeludo, evitando assim a queda.

Então, separe uma colher de sopa de óleo vegetal e acrescente 3 gotas de cada óleo, Misture bem e passe no couro cabeludo, massageando bem e deixe agir por 1 hora e lave os cabelos normalmente.

2. Óleo de Coco

O óleo de coco fortalece e nutre o couro cabeludo, evitando a queda de cabelo. Além de ajudar na hidratação do fio, o óleo de coco também acelera o crescimento lento. Deixa os fios mais alinhados e sem frizz.

Separe uma quantidade para passar no seu couro cabeludo (cerca de duas colheres de sopa). Com os cabelos secos, aplique o óleo de coco em todo o seu couro cabeludo.

Faça leves massagens até o óleo ser absorvido e pode passar um pouco no comprimento e nas pontas. Coloque uma touca para ajudar a aquecer o óleo na cabeça e deixe agir por 4 horas e em seguida lave os cabelos normalmente.

3. Babosa (Aloe Vera)

A babosa atua limpando os folículos capilares. Ou seja, ela expulsa a gordura contida no couro cabeludo, que pode atrapalhar o crescimento dos fios.

A babosa ainda é capaz de regenerar e nutrir os fios, recuperando o cabelo. Deixa os cabelos mais bonitos, macios, brilhantes, fortalece e ainda evita a queda de cabelo.

Separe um pedaço do gel de babosa e bata no mixer ou liquidificador, para ficar melhor de usar, passe o gel em todo couro cabeludo, já limpo, e massageie.

O restante misture com um pouco de máscara e passe do comprimento até as pontas. Deixe agir por 30 minutos e depois enxágue bem os cabelos e em seguida passe o condicionador.

Funciona: 7 formas de fazer o cabelo crescer forte e mais rápido

4. Ovo para o Fortalecimento

O ovo é um grande aliado para prevenir e melhorar a queda de cabelo. O ovo é composto por: ácidos graxos saturados, ácidos graxos insaturados, 20 aminoácidos, 14 minerais, 12 vitaminas e carotenóides que nutrem o couro cabeludo.

A gema é rica em biotina, gorduras e proteínas, e é naturalmente hidratante, já a clara contém enzimas de bactérias que removem a oleosidade indesejada e limpa os fios.

Separe em uma tigela um ovo inteiro e acrescente uma colher de sopa de óleo de coco e misture bem, depois a crescente 5 gotas de óleo essencial de ylang ylang ou tea tree.

Misture e passe no couro cabeludo massageando bem. Pode também passar nas pontas secas e deixe agir 20 minutos e lave os cabelos normalmente.

5. Vinagre de Maçã e Óleo Essencial de Sálvia

O vinagre de maçã é rico em aminoácidos, vitaminas e minerais, além de ácidos orgânicos ((málico, cítrico, láctico, oxálico) O vinagre de maçã ajuda a selar as cutículas, melhorando o frizz, regula o pH do couro cabeludo ajuda a melhorar a caspa e combater a queda de cabelo.

Separe 300 ml de água filtrada, acrescente 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico e 2 gotas de óleo essencial de sálvia. Misture e, depois de lavar os cabelos com shampoo e condicionador, borrife em todo cabelo. Massageie por alguns minutos e dê uma última enxaguada.

6. Chá Verde

O chá verde ajuda a melhorar as condições do couro cabeludo, regulando a oleosidade. O chá verde pode também ajudar no crescimento do cabelo.

Isso acontece porque a bebida é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres prejudiciais e estimulam o desenvolvimento dos fios.

Também foi constatado que as propriedades do chá atuam no crescimento e alongamento do folículo piloso, além de impedir a proliferação de problemas no couro cabeludo, como a caspa.

Faça 100 ml de chá verde bem forte. Se quiser, pode acrescentar meia colherinha de café de matchá. Coloque a mistura em um borrifador e passe em todo couro cabeludo, massageie e deixe agir por 10 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente.

7. Argila para os Cabelos

A argila ajuda a eliminar as impurezas e toxinas do couro cabeludo, deixando-os limpos e soltinhos, aumentando a velocidade do crescimento.

Age como um agente desintoxicante do couro cabeludo. Devido às propriedades anti sépticas e anti-inflamatórias, melhora a caspa evitando a queda de cabelo. Também contém minerais que ajudam na nutrição do couro cabeludo.

Separe 2 colheres de sopa de argila (branca, verde, vermelha ou preta) e coloque 3 colheres de sopa de água filtrada. Misture bem. Passe no couro cabeludo com os cabelos secos. Deixe agir por 20 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente. Saiba mais em argila para os cabelos.

Segredo do Alecrim: Modos de utilizá-lo para crescer cabelo e fortalecer

8. Feno Grego

O feno grego contém proteínas e ácidos nicotínicos que estimulam o crescimento dos cabelos. Melhora a oleosidade excessiva do couro cabeludo e combate a caspa, por isso ele previne a queda de cabelo.

O feno negro contém estrogênios e outras substâncias similares ao hormônio sexual feminino, que ajudam a reconstruir os folículos pilosos.

Coloque as sementes em um copo com água e deixe durante toda a noite. Na manhã seguinte, amasse-as até formar uma pasta e aplique essa pasta no couro cabeludo.

Cubra com uma touca e deixe agir por 40 minutos e em seguida, leve os cabelos normalmente. Outra forma de usar é acrescentando o pó de feno grego em um óleo vegetal de sua preferência, misturando e passando no couro cabeludo.

O que fazer para da um fim da queda de Cabelo

Para finalizar, além dessas receitas naturais, é sempre importante estar atento ao que fazer para prevenir a queda, já que é a melhor forma de não ter que lidar com o problema.

Consuma alimentos com (ou suplemente) as vitamina A, B, C, D e E, proteína e ferro.
Assim, inclua linhaça, nozes, óleo de abacate e coco para obter ácidos graxos, essenciais para a saúde natural do cabelo.
Faça uma suplementação de biotina, silício e zinco que ajudam no crescimento do cabelo, e mantêm o couro cabeludo saudável.

Evite usar água quente para lavar os cabelos.
Evite shampoos agressivos, preferindo os mais suaves, como os shampoos sem sulfatos.
Massageie o couro cabeludo depois de lavar o cabelo também aumenta a circulação sanguínea e previne a perda de cabelo.

Mantenha o couro cabeludo sempre limpo. Faça uma esfoliação para não acumular resíduos, pois esses entopem os folículos e geram queda.
Evite usar secador e chapinha excessivamente.

Então, evite excesso de químicas, os produtos químicos enfraquecem a raiz do cabelo, fazendo-o perder força e brilho.
Mantenha seu nível de ferritina acima de 50.

Aprenda 8 tratamentos Naturais para Queda de Cabelo

Veja mais