Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Fiocruz assina hoje contrato para produzir IFA da vacina de Oxford

Fiocruz assina hoje contrato para produzir IFA da vacina de Oxford
Fiocruz assina hoje contrato para produzir IFA da vacina de Oxford. Foto: Marcos Santos/USP imagens

Fiocruz assina hoje contrato para produzir IFA da vacina de Oxford

A Fiocruz assina nesta terça-feira, 1º, o contrato de transferência tecnológica para a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina da AstraZeneca no Brasil. Este passo é essencial para a autonomia do País na fabricação de vacinas contra a covid-19. Atualmente, o IFA necessário à produção do imunizante é importado da China, o que tem causado atrasos na produção.

>>Google Photos passa a ser pago a partir desta terça-feira (01)

A assinatura do acordo com a AstraZeneca estava prevista originalmente para acontecer no ano passado, mas sofreu sucessivos atrasos. A última previsão, feita pelo diretor de Biomanguinhos, Maurício Zuma, em março, estimava que a assinatura ocorreria até o fim de abril. Em entrevista ao Valor Econômico, Zuma afirmou que, se passasse desta data, haveria atraso nas entregas prometidas.

Até o fechamento desta matéria, a Fiocruz não tinha se manifestado sobre um eventual novo cronograma. O cronograma original previa a produção de 110 milhões de doses já com IFA nacional até o fim de 2021.

>>Perdeu o prazo de entrega da declaração do IR 2021? Saiba o que fazer

A adaptação de uma planta em Biomanguinhos especialmente para a produção do IFA já tinha sido concluída, independentemente da assinatura do contrato.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vão participar da cerimônia de assinatura do contrato, em Brasília. De acordo com o site da presidência da República, o evento acontecerá às 17h e contará também com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

>>Conta de luz fica 5,6% mais cara e vai impactar serviço e indústria

Comentários estão fechados.