Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Governo da Bahia oferta 25 mil mamografias gratuitas; veja como se inscrever

Governo da Bahia oferta 25 mil mamografias gratuitas; veja como se inscrever
Governo da Bahia oferta 25 mil mamografias gratuitas; veja como se inscrever

Governo da Bahia oferta 25 mil mamografias gratuitas; veja como se inscrever

O Governo do Estado da Bahia ofertará 25 mil exames de mamografia gratuitos na capital e interior. A ação faz parte da campanha do “Outubro Rosa” e visa detectar o câncer do mama de forma precoce para o início do tratamento da doença.

A meta inicial da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) de ofertar 14 mil exames de mamografia na capital e interior foi superada em menos de três dias. “A campanha de conscientização e detecção precoce do câncer de mama superou as nossas expectativas, tanto que já agendamos mais de 25 mil exames e quase não há vagas disponíveis na capital, mesmo tendo sido ampliado o número de exames diários”, afirma a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim.

Os exames são realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet, a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento.

Já no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde tem ofertado exames, sendo o agendamento a partir dos postos de saúde ou das Secretarias Municipais de Saúde. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2021 serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país e na Bahia, 3.460.

>>Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorvente para mulheres pobres

Atendimento

Para ser atendida, as mulheres devem agendar o exame no site da Sesab. No dia marcado deve-se apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município.

O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. Este ano, as unidades móveis devem realizar, pelo menos, 140 mamografias por dia.

Na capital, as unidades móveis ficarão estacionadas nos seguintes locais:

  • Uneb, no Cabula (de 4 de outubro a 13 de novembro);
  • Mansão do Caminho, em São Marcos (de 4 de outubro a 13 de novembro);
  • Departamento de Saúde da Polícia Militar, Avenida Dendezeiros (de 4 a 30 de outubro);
  • Salvador Norte Shopping, São Cristóvão (de 4 a 16 de outubro);
  • 41º Companhia da Polícia Militar, Federação (de 18 a 20 de outubro);
  • Lar Harmonia, Piatã (de 21 a 23 de outubro);
  • Sede da Sesab, Centro Administrativo, (de 25 a 27 de outubro), UPA de São Caetano, em São Caetano (de 3 a 13 de novembro);
  • Organização do Auxílio Fraterno, no Queimadinho, Liberdade (de 3 a 6 de novembro).
  • Ao longo da programação do Outubro Rosa, pode ocorrer alguma alteração nos locais de atendimento e essas alterações serão divulgadas pelo órgão.

Na última década, essa estratégia itinerante esteve nos 417 municípios, tendo realizado mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias. “O cuidado com a saúde feminina deve ocorrer o ano todo, não apenas no mês de outubro. Os municípios também devem ofertar exames ao longo do ano, pois dos 179 mamógrafos disponíveis no SUS aqui no estado, a maioria deles está em unidades municipais ou contratadas pelas prefeituras”, explica Jucelia Nascimento, diretora do programa de rastreamento na Sesab.

“A principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, alerta a secretária Tereza Paim.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

>>Sesab abre vagas de emprego para nível superior

Comentários estão fechados.