NotĂ­cias

Governo prevĂȘ internet em 100% das escolas em 2020

SĂŁo diversos cursos gratuitos pela internetAlunos de escolas pĂșblicas urbanas em mais de 5,2 mil municĂ­pios do paĂ­s poderĂŁo ser beneficiados com acesso Ă  internet. Em cerimĂŽnia no PalĂĄcio do Planalto, com participação do presidente Jair Bolsonaro, o governo anunciou hoje (19) a ampliação do programa Educação Conectada, do MinistĂ©rio da Educação (MEC). A medida prevĂȘ investimentos de R$ 224 milhĂ”es atĂ© o final de 2020. Ao todo, cerca de 70 mil escolas serĂŁo atendidas, alcançando um total de 27,7 milhĂ”es de alunos.

No inĂ­cio do mĂȘs, o MEC jĂĄ havia anunciado a expansĂŁo do programa para 24,5 mil escolas urbanas, alĂ©m de garantir que outras 9,9 mil escolas contempladas em 2018 continuassem com a cesso Ă  internet a partir do repasse do dinheiro para a manutenção do serviço.

“Das escolas urbanas, a gente vai para mais de 80% [de cobertura de internet]. Das escolas rurais, que Ă© via satĂ©lite, [a cobertura] era zero, esse ano a gente jĂĄ vai para 40%, e aĂ­ a gente começa a acelerar esse processo”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista a jornalistas. No caso das escolas rurais, o Educação Conectada Ă© realizado em parceria com o MinistĂ©rio da CiĂȘncia, Tecnologia, InovaçÔes e ComunicaçÔes (MCTIC), que recebeu do MEC, em 2019, um total de R$ 60 milhĂ”es para implantar internet por meio de tecnologia via satĂ©lite. AtĂ© o fim deste ano, o governo prevĂȘ conexĂŁo de 8 mil escolas rurais Ă  internet.

A velocidade da internet, segundo a pasta, depende da velocidade ofertada na região, mas o MEC disse que garante a melhor oferta disponível. O Educação Conectada tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação båsica.

Para receber a conexĂŁo de internet, as instituiçÔes pĂșblicas precisam ter nĂșmero de matrĂ­culas maior que 14 alunos; ter, no mĂ­nimo, trĂȘs computadores para uso pelos alunos; e, ter, no mĂ­nimo, um computador para uso administrativo e pelo menos uma sala de aula em funcionamento.

Livros didĂĄticos

O governo tambĂ©m lançou nesta terça-feira um concurso nacional de desenho da bandeira nacional para estudantes de escolas pĂșblicas. As ilustraçÔes mais bem avaliadas vĂŁo estampar a quarta capa dos livros didĂĄticos, que fazem parte do Programa Nacional do Livro e Material DidĂĄtico (PNLD). Batizado de 1Âș Concurso Sua Arte no Livro DidĂĄtico”, a iniciativa Ă© do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ĂłrgĂŁo vinculado ao MEC, e principal financiador da educação bĂĄsica no Brasil. Atualmente, cerca de 7 milhĂ”es de alunos do Ensino MĂ©dio em mais de 20 mil escolas sĂŁo atendidos pelo PNLD.

Segundo as regras do concurso, os cinco primeiros colocados vĂŁo ganhar computador, uma viagem para a cidade de SĂŁo Paulo, para receberem a premiação, alĂ©m de terem o desenho impresso nos livros. Os diretores de escolas pĂșblicas devem indicar a participação dos alunos pelo portal do FNDE na internet.

Artigos relacionados

BotĂŁo Voltar ao topo