Inscritos no Auxílio Brasil terão direito ao 13º salário esse ano?

Inscritos no Auxílio Brasil terão direito ao 13º salário esse ano?
Inscritos no Auxílio Brasil terão direito ao 13º salário esse ano?

Inscritos no Auxílio Brasil terão direito ao 13º salário esse ano?

Em 2019, quem recebia benefício do Bolsa Família (que agora é Auxílio Brasil) teve direito ao 13º salário. Mas, para este ano a medida está valendo? Entenda.

A previsão é que não seja feito o pagamento. Isso porque no ano passado o 13º salário para quem recebe o Bolsa Família já não foi pago, ou seja, o mesmo deve acontecer agora.

13º salário do Bolsa Família

Em 2019, o dinheiro extra tinha sido garantido por meio de uma medida provisória. Apesar disso, a validade era só para aquele ano. O pagamento extra era uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro. Na época foi pago o referente a uma parcela do benefício, sem descontos.

Em 2019 o governo liberou R$ 2,5 bilhões no pagamento do 13º salário para quem recebia o Bolsa Família. Por outro lado, de lá para cá muita mudança tem acontecido. Inclusive com a substituição do Bolsa Família pelo novo programa Auxílio Brasil.

Do mesmo modo, as medidas adotadas pelo governo como resultado da pandemia da covid-19 também inviabilizaram o pagamento do 13º salário do Bolsa Família.

Como fica com o Auxílio Brasil?

Com tantas mudanças, tem quem se pergunte se o Auxílio Brasil pode vir pagar o 13º salário para os inscritos no programa. Pelo menos por enquanto, não existe essa previsão. Até mesmo porque até o pagamento do benefício ainda depende de aprovação de recursos.

É o caso da PEC dos Precatórios, que segue em votação, ou seja, o governo federal depende disso para conseguir arcar com os pagamentos. Além disso, a previsão do governo com o substituto do Bolsa Família é conseguir pagar R$ 400 para as famílias até o ano de 2022.

Lembrando ainda que o pagamento do Auxílio Brasil começou agora, no dia 17 de novembro, para as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

>>Caixa paga hoje beneficiários do Auxílio Brasil com final 3

*Fonte Capitalist

Veja mais