Notícias

Inscritos no Cadastro Único têm direito a empréstimo para investir

Inscritos no Cadastro Único têm direito a empréstimo para investir.
Inscritos no Cadastro Único têm direito a empréstimo para investir.

Inscritos no Cadastro Único têm direito a empréstimo para investir.

Muita gente não sabe, mas quem é inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm direito a pegar um empréstimo para fazer um investimento.

Trata-se de empréstimos de até R$ 15 mil , direcionados a pessoas inscritas no Cadastro Único que querem montar ou expandir o seu negócio e que não possuem acesso aos canais tradicionais de crédito.

O governo Federal liberou incentivos para a concessão de até R$ 3 bilhões por ano em microcrédito para as famílias do Cadastro Único investirem em seu negócios.

Segundo o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania, Vinícius de Oliveira Botelho, os dados mostram que os recursos do microcrédito estão chegando a quem mais precisa. “O microcrédito inverte a tendência do mercado de crédito, que é conceder mais para quem tem mais. A disposição do banco para dar crédito, em geral, cresce conforme a renda da pessoa ou da família, e isso se vê claramente em todas as linhas de crédito, exceto no microcrédito, que chega até as pessoas mais pobres. Então, quando ele cresce, é possível dizer que, de fato, em algumas linhas, o sistema financeiro está privilegiando quem é mais pobre”, comenta.

Como pegar o empréstimo

Esse empréstimo é feito por meio do programa Progredir. Primeiramente, para participar do programa, é necessário estar inscrito no Cadastro Único. Em seguida, o beneficiário deve acessar o Portal do Programa, se cadastrar e depois disso solicitar no banco.

Pré-requisitos básicos

  • É necessário ter pelo menos 18 anos completos ou emancipado;
  • Não ter o nome incluso no SPC, Serasa, SCPC, CADIN e SINAD;
  • Em alguns casos é necessário ter avalista.

Quais bancos oferecem o empréstimo?

Atualmente, os bancos que oferecem são: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazonia.

Progredir

É um plano do governo federal que reúne ações destinadas a auxiliar as pessoas inscritas no Cadastro Único na busca por autonomia e independência. O Progredir oferece oportunidades de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mundo do trabalho por meio de parcerias com entidades públicas e privadas. Mais de 100 mil pessoas já se inscreveram.

A Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social foi criada para que instituições públicas e privadas ofertem vagas de emprego, cursos de qualificação profissional e microcrédito produtivo orientado para o público do Cadastro Único. Atualmente, estão cadastradas 792 instituições parceiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo