INSSNotícias

INSS terá 4 formas para aposentados fazerem a Prova de Vida em 2020

INSS terá 4 formas para aposentados fazerem a Prova de Vida em 2020
INSS terá 4 formas para aposentados fazerem a Prova de Vida em 2020

INSS terá 4 formas para aposentados fazerem a Prova de Vida em 2020.

Os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar alertas para não serem pegos de surpresa. A prova de vida dos segurados da Previdência precisam fazer a comprovação a cada ano, dentro de um período de 12 meses em relação ao último recadastramento realizado.

Sendo assim, aqueles que concluíram o procedimento em janeiro do ano passado necessitam prestar atenção para não terem o benefício suspenso, pois os 12 meses terminam este mês. Após seis meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.

Confira quatro formas para fazer a prova de vida em 2020

1. No Banco

O segurado se dirige até um banco, procura o setor de atendimento e apresenta um documento original de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação – [CNH], ou qualquer outro que seja oficial) a um funcionário. Em algumas instituições financeiras a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento já funcionam.

Geralmente, os bancos comunicam os segurados sobre a necessidade de realizar o procedimento. O contato é feito por meio de mensagens informativas, que são disponibilizadas nos terminais eletrônicos de autoatendimento, também por sites na internet.

2. Visita Domiciliar ou Hospitalar

2) Na outra maneira, os segurados acima de 80 anos e beneficiários com dificuldades de locomoção podem agendar para que um servidor do INSS vá a residência ou outro local em que estiverem, para que seja realizado o procedimento. O agendamento pode ser feito pela Central de Atendimento 135 e pelo Meu INSS ou outros canais a serem disponibilizados pelo Instituto.

2. Procurador

Com a Resolução 699/2019 do INSS, o segurado tem a opção de comprovar vida através de um procurador.

Em situações de doença, por exemplo, o titular do benefício poderá designar um procurador para realizar a comprovação de vida perante a instituição bancária, atendendo a exigência de que a procuração seja cadastrada no INSS. Este serviço possui a necessidade de um agendamento pela Central 135 ou pelo Meu INSS, para que o procurador apresente documentação pessoal comprovatório.

4. Nova prova de vida pelo celular

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está implantando de forma definitiva o recadastramento da (prova de vida) por biometria em 2020, que será feita por meio da impressão digital do beneficiário, sem precisar sair de casa pelo celular.

A nova função será disponibilizada no aplicativo Meu INSS, que pode seja baixado gratuitamente em qualquer aparelho celular. Desta forma, o segurado do INSS não precisará mais sair de casa para provar que está vivo. Todo procedimento será realizado de forma fácil e prática. Ou seja, cerca 35 milhões de beneficiários poderão realizar a prova de vida sem sair de casa, pelo celular.

Quem poderá fazer a prova de vida pelo celular?

Aposentados, pensionistas, BPC e todos os segurados que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético poderão usufruir desta facilidade sem sair de casa. Essas pessoas devem comprovar, anualmente, que estão vivos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo