Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Isso é o que acontece em seu corpo se você comer cravo todos os dias

Isso é o que acontece em seu corpo se você comer cravo todos os dias
Isso é o que acontece em seu corpo se você comer cravo todos os dias

Isso é o que acontece em seu corpo se você comer cravo todos os dias

Os cravos são botões de flores que vêm do cravo-da-índia e são caracterizados por um poderoso sabor de menta . Seu nome tem origem no termo latino clavus , motivado, sem dúvida, pela evidente semelhança com esta ferragem. É um ingrediente muito versátil que pode ser usado para temperar assados, dar sabor a bebidas quentes e dar um toque picante a biscoitos e bolos. É possível encontrá-lo inteiro e terreno.

Apenas uma colher de chá dessas minúsculas especiarias contém fibras, vitamina C, vitamina K e manganês. Tudo isso o torna um alimento com muitos benefícios para a saúde . Tanto é que, tomando alguns deles todos os dias, podemos notar uma melhora substancial em diferentes aspectos. Na verdade, a Fundação Espanhola do Coração cita-o como um dos “alimentos medicinais”, falando daqueles que “cujas substâncias ajudam o corpo a criar os seus próprios anti-inflamatórios”. Vejamos, a seguir, quais são seus principais benefícios.

>>Veja como usar o arroz para clarear as axilas sem prejudicar sua pele

Saúde bucal

Há estudos que concluem que tomar cravo regularmente ajuda a manter uma boa saúde bucal. Na verdade, o óleo de cravo é conhecido por ser um bom método natural para combater a placa bacteriana, a gengivite e as bactérias na boca . Quando comparado com outros enxágues, foi demonstrada eficácia semelhante, tanto na eliminação de bactérias quanto em sua eficácia contra a inflamação das gengivas.

Diabetes

Outro efeito atribuído ao cravo é regular os níveis de açúcar no sangue. Alguns estudos indicam que ajudam a exportar o excesso de açúcar do sangue para as células , restaurando o equilíbrio e mantendo o açúcar no sangue sob controle. Portanto, eles podem ser benéficos para pessoas com diabetes.

Um estudo em animais descobriu que o extrato de cravo e um componente da nigericina reduziram a resistência à insulina nas células musculares. Assim, os animais que tomaram cravo apresentaram menor resistência à insulina e melhor tolerância à glicose, secreção de insulina e função das células beta.

Câncer

Muitas ervas e especiarias são ricas em antioxidantes , que são produtos químicos que ajudam a reduzir os danos às células que podem levar ao câncer . De acordo com o nutricionista de hoje , “apenas meia colher de chá de cravo-da-índia moído contém mais antioxidantes do que meia xícara de mirtilo “.

Nesse sentido, outro estudo de laboratório concluiu que o extrato de cravo pode retardar o crescimento de vários tipos de células cancerosas humanas . O extrato de cravo também aumentou a morte celular em células cancerosas do cólon. Em outro estudo , conclusões semelhantes foram alcançadas em relação ao câncer de mama.

>>Faça seu próprio botox com anis estrelado e se livre das rugas

Obesidade

Uma das grandes preocupações, tanto estéticas quanto médicas, é a obesidade. Nesse caso, o prego também pode ser de grande ajuda. Em um estudo com animais, os pesquisadores descobriram que o extrato de cravo reduziu a incidência de obesidade resultante de uma dieta rica em gordura. Os ratos que receberam o extrato de cravo tinham peso corporal menor, menos gordura da barriga e menos gordura do fígado do que os do grupo de controle.

Fígado

Existem muitos estudos que associam esta especiaria à boa saúde do fígado . Em primeiro lugar, porque contém o composto eugenol, que pode ser especialmente benéfico . Um estudo sugere que este composto ajuda a melhorar a função hepática, reduz a inflamação e diminui o estresse oxidativo. Outro estudo em animais mostrou que o eugenol ajudou a reverter os sinais de cirrose hepática ou cicatrizes no fígado.

>>Máscara de caldo de cana para hidratar e fazer seu cabelo crescer

Alguns riscos e efeitos colaterais

Como vimos, incluir o cravo em nossa dieta diária pode trazer grandes benefícios em diferentes aspectos de nossa saúde. Agora, embora a relação não seja clara, tem havido efeitos colaterais do consumo de certas quantidades dessa especiaria. Um relato fala do caso de um menino de 15 meses que apresentou insuficiência hepática . Outro caso é conhecido em que um menino de 2 anos, depois de beber de 5 a 10 mililitros de óleo de cravo, teve vários problemas médicos, como coma, danos ao fígado e problemas de coagulação do sangue.

Consequentemente, o consumo de óleo de cravo não é recomendado em crianças e mulheres grávidas ou amamentando devem evitar tomar cravo ou óleo de cravo em doses medicinais. Em crianças, o óleo de cravo pode causar convulsões, danos ao fígado ou desequilíbrio de fluidos. Também não é aconselhável antes de se submeter a uma cirurgia, pois o eugenol pode retardar a coagulação do sangue ou se você estiver tomando medicamentos como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, naproxeno e varfarina.

Observação: os dadaos deste artigo não substituem a opinião de um especialista. Consulte seu médico.

>>Veja como fazer uma sobremesa rápida e gostosa com 3 ingredientes

Comentários estão fechados.