Lacen confirma predominância de variantes mais agressivas da covid em Simões Filho


Lacen confirma predominância de variantes mais agressivas da covid em Simões Filho
O LaboratĂłrio Central de SaĂşde PĂşblica Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) sequenciou 225 genomas completos do Sars-CoV-2 em pacientes residentes de 88 municĂpios baianos. O boletim divulgado na Ăşltima sexta-feira (14), que analisa casos de abril deste ano, confirma a predominância das variantes mais agressivas em toda a Bahia, sobretudo a P.1 (Manaus).
O boletim confirma que variantes foram encontradas em cidades como Simões Filho, Camaçari, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, São Francisco do Conde, Salvador e São Sebastião do Passé.
Há oito meses o Lacen-BA vem realizando o sequenciamento e já detectou 21 linhagens em circulação no estado, entre elas oito cepas e mais duas variantes de atenção apontadas pelo Ministério da Saúde, além da de Manuas: P.2 (Rio de Janeiro) e B.1.1.7 (Reino Unido).
“As amostras foram baseadas na representatividade de todas as regiões geográfica do estado e identificar a dispersĂŁo de variantes mais contagiosas, existe um risco aumentado para a internação e rápido agravamento do quadro clĂnico”, analisa o secretário da SaĂşde, Fábio Vilas Boas.
>>Caixa paga hoje auxĂlio emergencial a nascidos em março
O laboratĂłrio ressalta que todas as amostras avaliadas eram de pacientes com sintomas clĂnicos caracterĂsticos, como dificuldade de respirar, cansaço, SĂndrome RespiratĂłria Aguda Grave (SRAG) ou pneumonia, bem como eram casos suspeitos de reinfecção e Ăłbitos.
Os dados sugerem que a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersĂŁo do SARS-CoV-2 e das novas variantes, que Ă© o resultado de suas mĂşltiplas mutações. Portanto, o uso de máscara, distanciamento social e higiene frequente das mĂŁos continuam sendo as medidas mais eficazes no combate ao coronavĂrus.
>>Décimo terceiro do INSS começa a ser depositado dia 25