Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Ligação de orelhões é de graça: Difícil é encontrar um que funcione em Simões Filho

Foto: Simoes Filho Online

As ligações locais e de longa distância realizadas de orelhões na Bahia não podem ser cobradas. A medida, que começou a vigorar no domingo (1/10), vale para os telefones públicos da Oi. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em razão da fiscalização da Anatel, que constatou o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência. De acordo com a Anatel, a gratuidade se manterá até o dia 30 de março de 2018, quando deverá ser divulgado o resultado da próxima aferição das condições de disponibilidade dos orelhões.

Simões Filho

Apesar da popularização dos celulares, os Terminais de Uso Público (TUPs) – mais conhecidos como orelhões – continuam sendo o meio para socorrer a população, principalmente em caso de emergência ou quando falta a bateria dos aparelhinhos. Mas, ao que tudo indica, é tarefa difícil encontrar um que funcione no Centro de Simões Filho. Pichados, sujos, com monofones quebrados ou sem dar sinal, vários deles sequer apresentam informações básicas ao usuário.

Dos orelhões testados pela reportagem, a maioria não funcionam. Entre as áreas visitadas, estão a extensão da avenida Altamirando de Araujo Ramos até a Praça da Bandeira, correspondendo a um trecho de aproximadamente 1,5 quilômetro. No total, foram encontramos três sem funcionamento, dos cinco encontrados nessa área.

Orelhões da Avenida Altamirando de Araujo Ramos está em péssimo estado | Foto: Simões Filho Online

Já na Avenida Rui Barbosa, também localizada no centro, não foi encontrado orelhões. A opinião da população sobre a causa do abandono se divide entre atos de vandalismo e a falta de manutenção.

Para quem utiliza os telefones públicos todos os dias, encontrar algum em bom estado de conservação chega a ser luxo. “Aqui no centro temos poucos orelhões“, afirma o vendedor Marcos.

Apenas dois orelhões estão funcionado
As ligações locais e de longa distância nacional realizadas a partir orelhões na Bahia não podem ser cobradas

Comentários estão fechados.