Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Maior navio da Marinha iraniana naufraga no Golfo de Omã

Maior navio da Marinha iraniana naufraga no Golfo de Omã
Maior navio da Marinha iraniana naufraga no Golfo de Omã. Foto: Exercito do Irã

Maior navio da Marinha iraniana naufraga no Golfo de Omã

O maior navio da Marinha iraniana (Kharg) foi atingido por um incêndio e acabou por naufragar hoje (2) no Golfo de Omã, disseram as autoridades. A informação foi dada pelas agências de notícias Fars e Tasnim e confirmada pela Marinha.

O navio afundou próximo ao Porto iraniano de Jask, a cerca de 1.270 quilômetros a sudeste de Teerã, perto do Estreito de Ormuz.

>>Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial

Imagens publicadas pelos meios de comunicação social iranianos mostram marinheiros com coletes salva-vidas abandonando o navio, quando as chamas já atingiam a embarcação. A televisão estatal e as agências de notícias referiram-se ao Kharg como um “navio de treino”.

O Kharg é um dos poucos navios da Marinha iraniana capaz de reabastecer outras embarcações no mar, de içar cargas pesadas e servir de plataforma para helicópteros. Construído na Grã-Bretanha e lançado em 1977, entrou na Marinha iraniana em 1984, após longas negociações que se seguiram à Revolução Islâmica do Irã de 1979.

>>PRF inicia Operação Corpus Christi nesta quarta (02) em rodovias baianas

Os oficiais iranianos não informaram a origem do incêndio a bordo do Kharg. No entanto, o caso surgiu após uma série de explosões desconhecidas que começaram em 2019, visando navios no Golfo de Omã.

Os incidentes ocorreram em meio ao aumento das tensões entre Washington e Teerã, após o então presidente norte-americano, Donald Trump, ter retirado unilateralmente os Estados Unidos do acordo nuclear entre o Irã e as potências mundiais.

>>Mais de 45 milhões de brasileiros já tomaram 1ª dose da vacina contra covid

Em 2020, durante um exercício de treino militar, um míssil atingiu por engano uma embarcação perto do Porto de Jask, causando 19 mortos e 15 feridos. Também em 2018, um contratorpedeiro da Marinha iraniana afundou no Mar Cáspio.

Comentários estão fechados.