Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Motorista que tiver documento e CNH digital poderá compartilhá-lo com a família pelo celular

Motorista que tiver documento e CNH digital poderá compartilhá-lo com a família pelo celular
Motorista que tiver documento e CNH digital poderá compartilhá-lo com a família pelo celular

Os usuários do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) — que oferece as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital) — agora poderão compartilhar o documento on-line do automóvel com até cinco aparelhos de celular ao mesmo tempo. No entanto, para esse compartilhamento, será preciso que os outros também tenham baixado o app em seus smartphones.

A ideia, segundo o Ministério das Cidades (que abrange o Departamento Nacional de Trânsito – Denatran), é permitir que várias pessoas de uma mesma família possam dividir o carro, sem a necessidade de repassar o documento original a cada motorista que pegar o automóvel.

Até agora, segundo o Denatran, 19.700 CRLV Digitais já foram liberados no Ceará, Rondônia e Distrito Federal. Na sexta-feira, dia 9 de novembro, Goiás também implementou a novidade. Todos os Detrans do país deverão se adequar ao serviço até o fim deste ano.

Restrições

Quem receber o documento on-line compartilhado, no entanto, não poderá exportá-lo. No aplicativo, o documento fica explícito, com cor diferente e com o nome da pessoa que recebeu o arquivo.

A funcionalidade de descompartilhar o documento veicular também estará disponível até o fim deste mês.

Como funciona a versão digital

A versão digital do CRLV traz todas as informações do documento impresso, além de um QR Code que pode ser lido durante uma blitz para verificar se há falsificação do documento.

Para ter o CRLV Digital, o proprietário do veículo deverá ter pago a taxa de licenciamento do carro referente a 2018. Além disso, o Detran do estado precisará já ter implantado a nova tecnologia. Essa consulta pode ser feita no link https://servicos.serpro.gov.br/carteira-digita.

Quem já instalou o aplicativo CNH Digital não precisará fazer o download do app Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo será atualizado de forma automática.

Quem baixar o aplicativo CDT — disponível para as versões Android e iOS — também será avisado quando o Detran de seu estado aderir ao serviço.

Comentários estão fechados.