NotĂ­cias

Novo golpe: ladrões usam dispositivo para impedir trancamento de carro

Novo golpe: ladrões usam dispositivo para impedir trancamento de carro
Novo golpe: ladrões usam dispositivo para impedir trancamento de carro

Novo golpe: ladrões usam dispositivo para impedir trancamento de carro.

Fazemos um alerta: tem golpe novo na praça. Quantas vezes você já não estacionou seu carro, trancou e achou que estava tudo certo, tudo seguro? Mas não estava. Bandidos descobriram como bloquear o sinal do alarme e roubar o seu carro. Mas a gente ensina você a se proteger.

Geralmente, os bandidos entram no carro e roubam dinheiro e objetos pessoais que estejam dentro do veĂ­culo. Mas como os ladrões conseguiram entrar no veĂ­culo sem a chave? A resposta: um pequeno aparelho – uma espĂ©cie de controle remoto – Ă© a nova tecnologia usada pelos criminosos. Ao ser acionado prĂłximo a um veĂ­culo, ele bloqueia o sinal do alarme e impede que as portas sejam trancadas pelo controle remoto da chave do motorista.

Entenda melhor como o golpe funciona?

O bandido aperta um controle remoto de residĂŞncia comum para anular o efeito do controle remoto do carro. O dono escuta o barulho do alarme, mas o controle do bandido impede o travamento das portas.

“Eles pegam um controle de portĂŁo comum e deixam ele acionado. Quando o condutor do veĂ­culo sai do carro e tem o hábito de acionar o alarme dando as costas para veĂ­culo, e sai caminhando para o seu objetivo, os bandidos, com o controle de portĂŁo acionado, conseguem impedir que a trava do veĂ­culo seja acionada. Há um bloqueio temporário do alarme do veĂ­culo”, explica o cabo do BatalhĂŁo Rotam, Paulo Correia

O militar faz um alerta. “Ao travar o veĂ­culo no controle, que nĂŁo seja manualmente, que confira na maçaneta se o veĂ­culo realmente está travado”, orienta o cabo.

Uma das vĂ­tima conta como aconteceu

“Fui saindo do carro. Eu ativei o controle e eles (os ladrões) tinham bloqueado a trava do carro. VocĂŞ acha que o seu carro está travado. Eu fui embora e deixei o celular no carro. Eles abriram o carro e levaram tudo que tinha dentro”, lamentou.

Ele conta que ficou surpreso quando a PM entrou em contato com ele, na tarde desta segunda-feira, informando que o aparelho furtado dele havia sido apreendido com um receptador.

“Eu ainda estou pagando o celular. Ainda faltam trĂŞs prestações. Agora, vou vender o outro que comprei”, disse a vĂ­tima, feliz e agradecido ao trabalho da PM.

Como nĂŁo cair no golpe?

Para evitar o golpe, as pessoas vão ter que mudar o velho hábito na hora de estacionar. A maioria, quando encontra uma vaga, para logo o carro, desce, fecha a porta, aciona o alarme e vai embora. Mas a polícia diz que agora o motorista deve voltar para verificar se as portas estão mesmo trancadas e ter cuidado para que não aja ninguém muito próximo que possa clonar a frequência.

Com informações do site O Tempo

Artigos relacionados

BotĂŁo Voltar ao topo