Novo RG: tire todas as suas dúvidas sobre o novo documento

Temos uma novidade no universo dos documentos. O querido RG, principal documento do cidadão, está de cara nova e cheio de informações. A famosa carteira de identidade vai ajudar você a não andar mais cheio de documentos na carteira. Quer saber mais sobre o novo RG? Confira cinco fatos sobre essa novidade!
O Novo RG
Para aumentar a segurança contra falsificação foi criada a nova versão do RG. Um dos itens de proteção é o número de série do documento. Outro é um QR Code que apenas órgãos federais terão o programa capaz de visualizar e autenticar as informações.
De acordo com o decreto Federal, todos os estados precisam começar a emitir o novo documento até março de 2020. O Estado de São Paulo foi o primeiro a disponibilizar o novo RG para a população.
O que muda para as pessoas
O maior benefício para as pessoas é poder incluir o nome social sem a necessidade de alteração no Registro Civil. Além disso, é possível acrescentar também a numeração de uma série de documentos, como:
- Título de eleitor
- Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Certificado militar
- Carteira Nacional de Habilitação
- Documento de identidade profissional
- Carteira nacional de saúde
- NIS/PIS/Pasep
Você também pode informar se é portador de necessidades especiais e qual é o seu tipo sanguíneo. Ponto que vai ajudar muito caso precise de algum tipo de socorro.
Como atualizar o documento
Calma! Não é obrigatório que todos tenham o novo RG agora, é uma mudança para as futuras emissões do RG. Quando precisar renovar seu documento ou tirar a segunda via da identidade, a renovação já será com o novo modelo.
Quem tem direito
Por enquanto apenas o estado de São Paulo emite o novo RG e todas as pessoas podem fazer a nova versão. Basta levar os documentos adicionais para incluir as informações no RG e pronto!
Agora você já sabe sobre o novo RG e pode escolher facilitar sua vida ao ter todos documentos em um.
Por Serasa Consumidor/Fernanda Araujo