NotíciasSimões Filho

O medo anda nos ônibus de Simões Filho: Linhas do município bate recorde de assaltos

Foto: Samuel Luan/Ônibus Brasil

O número de assaltos aos ônibus de Simões Filho é assustador: quase todos os dias há relatos de arrastões, segundo usuários do sistema. Os criminosos agem sempre da mesma forma. Vão ao ponto de ônibus, principalmente, entre 18 e 22 horas. Eles escolhem entre linhas da Expresso Metropolitano, pagam a passagem, seguem viagem e anunciam o assalto, que na maioria das vezes acontecem na BR-324 e Cia Aeroporto. Usuários do transporte relatam que além de intimidar os passageiros com armas de fogo, os ladrões também amedrontaram as vítimas com gritos e empurrões. Após concluir a ação, eles conseguem fugir levando dinheiro e telefones celulares.

O último assalto aconteceu na noite desta segunda-feira (05/08). Ônibus que faz a linha Simões Filho X Estação do Retiro passava pela BR-324 quando os criminosos anunciaram o assalto. “Meu Deus, mais uma vez somos vitimas dos assaltos constantes na BR 324. Pedimos encarecidamente a nossa Polícia que nos ajude, pelo amor de Deus. O ônibus Goes Calmon/Simoes Filho X Estação do Retiro, que sai da Estação do Retiro as 19:30 é assaltado semanalmente, os meliantes pegam o carro na Brasilgás e saltam nas imediações do Porto Seco Pirajá. Já ontem (05/08) anunciaram o assalto e desceram em Valeria. Desta vez, até o cobrador foi assaltado”, relatou uma das vítimas, que se identificou como Adriana Morais.

“Entraram armados e renderam todo mundo. Levou celular, dinheiro e ficamos sujeitos a tudo. Está muito difícil para nós”, reclamou outra passageira.

Os passageiros reclamam e esperam por uma providencia da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Enquanto isso, o jeito é torcer para que a linha que eles embarcam não seja mais escolhidas pelos criminosos.

Assaltos a ônibus: como sair ileso?

Motoristas, cobradores e especialistas em segurança pública falaram sobre a rotina no transporte coletivo e deram algumas dicas para se safar dos bandidos na ocorrência de assalto dentro do ônibus.

Segundo os especialistas, sentar na frente pode ajudar a se livrar dos bandidos. Primeiro por que a maioria dos assaltos acontecem após a catraca e o cobrador, já que o campo de visão das câmeras se limita a esse espaço, e também por que na frente costumam sentar os idosos, que não andam frequentemente com objetos que os bandidos estão sempre a procura, como celulares, computadores, tablets entre outros itens que são fáceis de vender depois.

Embora dormir no ônibus possa ser perigoso, cobradores revelaram que os assaltantes costumam não incomodar quem está dormindo, para evitar que acordem assustados e façam escândalo, atrapalhando a investida dos bandidos. As luzes do ônibus acesas também ajudam a evitar os assaltos, já que com pouca iluminação, quem está do lado de fora tem dificuldade de ver o que acontece dentro do ônibus, facilitando a vida do assaltante.

Em todo caso, se o bandido se aproximar da vítima num assalto, a melhor coisa a se fazer é tentar manter a calma e entregar o que ele está pedindo. Lembre-se que sua vida é muito mais importante do que um bem que você pode adquirir novamente depois.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo