O que causa as pontas duplas no cabelo e como prevenir e tratar?

O que causa as pontas duplas no cabelo e como prevenir e tratar?
O que causa as pontas duplas no cabelo e como prevenir e tratar?

O que causa as pontas duplas no cabelo e como prevenir e tratar?

Quando se trata de nosso cabelo, nós mulheres temos uma longa lista de preocupações para se preocupar! De queda de cabelo e caspa a cabelos maçante, a lista de nossos problemas de cabelo é simplesmente interminável.
Uma dessas causas de nossa preocupação são as pontas divididas ou pontas duplas. Há muitas razões para essa condição capilar; então, se não for tratado a tempo, pode piorar.

 Por que as pontas divididas acontecem?

Bem, há muitas razões para isso também. Desde maus hábitos de arrumação capilar, exposição constante a tratamentos químicos severos e ferramentas de estilo quente, até a superexposição ao sol – há muitas razões. Todas essas razões fazem com que seu cabelo fique seco, quebradiço, e adicione esse olhar desgastado a ele, o que faz com que pareça pobre e despenteado.

>>Como usar pimenta preta, sal e limão para combater algumas doenças

Quais são os fatores externos que levam a pontas duplas?

Externamente falando, calor excessivo, produtos químicos e danos físicos podem levar a extremidades divididas em seu cabelo. Vamos entendê-los em profundidade.

Calor constante:

Quando você seca o cabelo, alisa-o, enrola-o ou basicamente usa qualquer uma de suas ferramentas de estilo quente constantemente, você corre um grande risco de causar pontas divididas, pois essas ferramentas tiram toda a umidade natural do seu cabelo. Então, enquanto eles podem fazer seu cabelo parecer montado por algum tempo, eles certamente deixam um grande efeito prejudicial sobre ele a longo prazo.

Tratamentos químicos:

De acordo com especialistas os tratamentos químicos removem a camada de lipídio hidrofílico protetor e, portanto, tornam-no mais suscetível a danos capilares como pontas rachadas.” Então, enquanto aplicamos alisamento capilar, tratamentos de queratina e pintamos nosso cabelo, estamos simplesmente submetendo-o a danos cada vez mais irreparáveis.

Dano físico:

Quando penteamos duramente nosso cabelo molhado ou toalha secá-lo aproximadamente ou mesmo quando esquecemos de simplesmente desembaraçá-lo, estamos realmente fazendo com que as extremidades divididas apareçam em nossas tranças. Além disso, o aumento das forças de atrito aumenta os danos pela abradação da estrutura da cutícula. Eles também podem causar fraturas e danificar o eixo capilar.

>>7 segredos que aumentam o volume do cabelo que toda mulher deve saber

Como você pode evitar as extremidades duplas?

Agora que estabelecemos o problema e suas causas, é hora de pensar em maneiras pelas quais você pode evitar as extremidades divididas em seu cabelo. Especialistas sugerem as seguintes maneiras pelas quais você pode se evitar pontas duplas, então tome notas.

Escolha um bom condicionador:

As extremidades divididas levam a fazer  nó e esses emaranhados levam a pontas divididas – é um ciclo interminável, então invista em um bom condicionador de cabelo para evitar emaranhados em primeiro lugar.

Evite pentear o cabelo molhado:

Quando seu cabelo está úmido, ele é propenso a mais quebra e isso pode causar extremidades divididas. Então, nunca penteei seu cabelo úmido ou mesmo a toalha seque-o vigorosamente. Seja gentil e use uma toalha de microfibra enquanto estiver nela.

Minimize sua exposição a tratamentos químicos:

Você deve evitar ou diminuir o uso de ferramentas de estilo quente, como alisadores, ou secadores de sopro e tratamentos químicos como branqueamento e colorir o cabelo tanto quanto possível. Faça uma prática ocasional e certifique-se de que durante a secagem, você mantém uma distância mínima de 45 cm entre o cabelo e a ferramenta e use géis protetores de calor ou sprays antes dele.

Como tratar as pontas duplas?

Ajuda especializada:

Você pode optar por uma terapia laser de baixo nível, que pode melhorar a circulação sanguínea e trabalhar para suavizar as extremidades desgastadas. Há também tratamentos liderados por dermatologistas, como a terapia de plasma rico em plaquetas e terapia de fibrina rica em plaquetas que ajudam a melhorar a textura do cabelo.

Mude para shampoos sem álcool:

O teor alcoólico em seus shampoos pode secar o cabelo de seus óleos naturais e piorar ainda mais suas extremidades divididas, então vá para shampoos sem álcool para evitar essa condição.

>>Dica de Maquiagem: como fazer sua pele parecer lisa em 5 passos simples

Apará-lo:

A maneira mais fácil de tratar e se livrar das pontas divididas é cortando-as. Mas, você deve ter certeza de cuidar de suas fechaduras depois de cortá-las, a fim de evitar que esta provação ocorra novamente.

Use Máscaras caseiras:

As máscaras de cabelo simples podem ajudar a tratar suas extremidades divididas em casa. Vá para uma máscara de ovo simplesmente misturando uma gema de ovo com uma colher de sopa de mel e três colheres de sopa de azeite. Deixe ligado por 30 minutos, antes de enxaguar suavemente com água morna.

Você também pode experimentar uma máscara de cabelo de mamão misturando duas fatias de mamão com duas colheres de sopa de iogurte juntos. Deixe ligado por 30 minutos antes de lavá-lo com um shampoo leve.

Você deve entender que essas máscaras não reparam as extremidades divididas, mas hidratam o cabelo e evitam novas rachaduras.

>>Como fazer uma máscara facial para eliminar rugas com clara de ovo

Veja mais