Óleo para cabelos secos: benefícios, quais são os melhores e como usar

Óleo para cabelos secos: benefícios, quais são os melhores e como usar
Óleo para cabelos secos: benefícios, quais são os melhores e como usar/ Foto: Reprodução

Óleo para cabelos secos: benefícios, quais são os melhores e como usar

Aplicar óleo em cabelos secos é uma prática muito comum, tanto que se chama hidratante e é uma das etapas fundamentais de uma boa rotina de cabelos. Além da hidratação, que é dar um “banho” de óleo nos cabelos, você também pode usar o óleo para realçar sua máscara de hidratação ou pode usá-lo na hora da finalização. Se você ainda não sabe e nunca fez, saiba agora quais são os benefícios, como usar e quais são os óleos mais nutritivos.

Benefícios do uso de óleo para cabelos secos

O cabelo mais seco é geralmente encaracolado e crespo. Isso ocorre porque a curvatura dos fios dificulta que o óleo natural produzido pelo couro cabeludo chegue às pontas, por isso ressecam mais do que a parte superior dos cabelos. A aplicação de óleo serve para repor aquela oleosidade que não atinge as pontas.

Mesmo aquelas pessoas que não têm cabelos muito secos, mas também não os têm oleosos, podem aplicar óleos, tanto como hidratantes, como hidratantes, pois os óleos servem para repor nutrientes importantes para os cabelos. Portanto, é uma forma de prevenir o ressecamento e fazer uma nutrição poderosa.

Além de devolver ao cabelo nutrientes importantes, ao usar o óleo por último, ou seja, sem enxaguar, você cria uma camada protetora ao redor dos fios, dificultando a evaporação da água, deixando os cabelos hidratados. Portanto, é uma forma de prolongar o efeito da sua hidratação, que também acaba deixando os cabelos menos secos.

>>Aprenda 5 remédios caseiros simples para combater rugas 

Quais são os melhores óleos para cabelos secos?

Hoje, com tanta variedade de produtos cosméticos para os cabelos, não faltam opções de óleos para os cabelos, tanto para hidratação, quanto para hidratação e acabamento, os chamados óleos de ponta.

Mas você não precisa gastar dinheiro em produtos como este se não quiser. Você pode comprar óleo vegetal comum, que pode ser usado para outros fins, como cozinhar ou aplicá-lo na pele. Só não use óleos misturados com álcool ou óleos essenciais puros concentrados, pois danificam os fios. Se você aplicar óleo essencial, misture-o com um óleo de carga para cabelo.

Azeite: sim, o azeite que você usa na cozinha é um excelente óleo para usar no cabelo quando se trata de umectação ou hidratação. Só não adianta terminar, porque vai deixar seu cabelo com cheiro de óleo.

Óleo de Coco – O favorito atual é uma ótima opção para usar como hidratante, hidratante e também como finalizador, caso goste do cheiro adocicado. Ele contém vitaminas, é antifúngico e antibacteriano.

Óleo de Argan: é um dos óleos para os cabelos mais recomendados, pois está presente em muitos produtos para os cabelos. Este óleo puro é denso, o que o torna ideal para misturar com a sua máscara de hidratação.

>>Como usar a casca do abacaxi para cuidar da pele, cabelo e saúde

Óleo de mamona: assim como o argan, o óleo de mamona é um dos mais comuns em produtos para os cabelos, por ser um poderoso ativo para o crescimento do cabelo.

Óleo de Semente de Uva: por ser um óleo muito leve, pode ser aplicado para hidratar, hidratar e também finalizar. Se o seu cabelo é fino e fica pesado facilmente, este óleo rico em nutrientes é uma boa opção.

Óleo de Abacate: O Abacate é uma fruta muito oleosa cheia de nutrientes que beneficiam todo o corpo, inclusive o cabelo. É mais pesado, por isso é recomendado para cabelos mais grossos e bem danificados, para uso como hidratante.

Como usar óleo no cabelo seco

Agora que você sabe quais óleos escolher, basta saber o passo a passo de como usar os óleos vegetais no cabelo.

Molhar a noite

Se você não tem tempo durante a semana para fazer a hidratação e espera o tempo de ação do produto, pode experimentar fazer uma hidratação noturna, ou seja, tem que aplicar o óleo ou um produto à base de óleo antes de ir para dormir, colocar uma toga e deitar. Você só precisa mexer no dia seguinte.

>>Recomendações para deixar suas sobrancelhas na moda

Hidratação com azeite

A hidratação é um tratamento que pode fazer uma vez por semana. O óleo pode ser misturado com seu hidratante. Nessa receita, o óleo usado é o azeite de oliva, e também há o açúcar que ajuda a deixar os cabelos ainda mais macios e brilhantes.

Acabamento a óleo

Não há problema em finalizar o cabelo apenas com um pouco de óleo após a lavagem. Claro, nesse caso, é bom escolher um óleo mais leve. Se você quer aquele perfume de produto para o cabelo, compre um óleo hidratante ou um óleo reparador de pontas.

Importante: os dados apresentados neste artigo não substituem a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto, consulte um especialista para se certificar de que é adequado para o seu couro cabeludo.

>>Duas máscaras esfoliantes para ajudar o cabelo a crescer mais rápido

Veja mais