

Olimpíadas: Tandara está fora dos Jogos por “potencial violação” por doping
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na noite desta quinta-feira (5) que a oposta Tandara Caixeta está suspensa provisoriamente “por potencial violação de regra antidopagem” e não participa mais da Olimpíada de Tóquio (Japão), retornando de forma imediata ao Brasil.
Segundo comunicado do COB, a notificação foi realizada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). “O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema, no dia 7 de julho”, diz a entidade.
De acordo com a assessoria de imprensa da atleta, “Tandara Caixeta está trabalhando em sua defesa e só se manifestará após a conclusão do caso”.
O Brasil enfrenta a Coreia do Sul, em jogo decisivo pelas semifinais da Olimpíada, nesta sexta-feira (6) a partir das 9h (horário de Brasília).
>>Bolsa Família: confira as novidades previstas para ocorrer a partir de novembro
Eventual doping de Tandara pode ter relação com remédio para controle menstrual
Segundo reportagem do jornal “O Globo”, o uso de um remédio para controle menstrual é suspeito de ter causado a potencial violação de regra antidopagem envolvendo a brasileira Tandara.
A reportagem afirma que a oposta desconfia que a alteração se deu por conta da tentativa de regular seu ciclo menstrual. Ainda de acordo com o jornal, o uso do medicamento teria sido autorizado pela Confederação Brasileira de Vôlei, que tinha ciência do tratamento.
>>Olimpíadas: boxeadores baianos vão lutar pelo ouro no boxe