Os 6 piores erros que detonam o cabelo na hora de dormir

Os 6 piores erros que detonam o cabelo na hora de dormir
Os 6 piores erros que detonam o cabelo na hora de dormir | Foto: Shutterstock

Os 6 piores erros que detonam o cabelo na hora de dormir.

O que a gente faz com o cabelo desde a hora de dormir, a hora de lavar, a hora de secar, pentear e todos os outros cuidados relacionados influencia (e muito) na saúde dos cabelos.

Pode parecer uma ideia boba, mas até mesmo o material da fronha do seu travesseiro pode influenciar no seu cabelo. Fronhas de algodão, por exemplo, acabam tendo mais atrito com os cabelos, por isso podem aumentar um pouco o frizz. Já as fronhas de cetim, são mais suaves nos seus fios e tendem a não causar esse efeito. Infelizmente, elas são mais difíceis de encontrar, então se você quiser optar por esse tipo de fronha, provavelmente terá que mandar fazer ou costurar você mesma.

A seguir você confere uma lista com outras dicas que, apesar de simples, ao serem seguidas, ajudam a manter os seus cabelos sempre bonitos e os seus fios livres de quebras e pontas duplas.

Confira mais: Mitos e verdades sobre como fazer o cabelo crescer – Nós contamos tudo!

Veja os 6 piores erros que detonam o cabelo na hora de dormir:

1– Dormir com os cabelos soltos

As garotas de cabelo médio ou comprido devem fazer uma trança para dormir. Como resultado, o cabelo não vai ficar embaraçado, além de ter mais volume todas as manhãs. Penteá-los de manhã não levará tanto tempo como de costume.

Veja mais: 5 erros fatais danificam os fios ao usar o secador de cabelo

2– Dormir com o cabelo úmido

Essa é a regra básica dos cabelos antes de dormir. Muita gente tem preguiça, mas se você decidir lavar os cabelos antes de ir para a cama, é essencial secá-los com secador antes de se deitar. Jamais durma com o cabelo molhado, porque isso pode enfraquecer a raiz do seu cabelo e provocar caspa, mau cheiro e quebra em excesso.

3– Não usar fronha de cetim para dormir

Dormir com fronha de algodão pode criar atrito, dando o famoso e indesejável nó de fada nas pontas dos nossos fios.  Evite enrolar o cabelo na toalha ao sair do banho, apenas enxugue. Deste modo, irá evitar o frizz em excesso.

Viu essa? 4 dicas essenciais para manter a beleza dos cabelos em casa

4– Não pentear os fios

Aquela história antiga de escovar os fios antes de dormir é verdade, sim. Pentear os cabelos antes de ir para a cama é ótimo para tirar qualquer nó que o seu cabelo possa ter e fazer com que os fios acordem quase intactos, sem nenhum nó de antes ou depois do sono. E você pode fazer isso já na cama, não vai ocupar quase nada do seu tempo.

5– Lavar o cabelo com água quente

A alta temperatura da água diminui a oleosidade natural dos cabelos, ressecando os fios. Lavar a cabeça com água fria é a dica do dermatologista tricologista Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo de São Paulo. “A água fria vai fechar a cutícula do cabelo, o que garantirá aos fios uma textura mais uniforme”. Com menos fissuras no seu comprimento, o contato do pente da toalha e até das mãos com o os fios gerará um atrito menor, diminuindo a quantidade de frizz.

Veja também: Cabelo e pele: 15 segredos de beleza que toda mulher deve saber antes de fazer 30 anos

6– Prender os cabelos apertado demais para dormir

Algumas pessoas ainda cometem outro erro quando o assunto é prender o cabelo: dormir com elásticos prendendo os fios. Esse hábito, além de marcar e até quebrar os fios, é desnecessário. Para pessoas que fazem isso para não acordar com a cabeleira bagunçada, o indicado é investir em uma touca ou usar uma meia calça nos fios. Se é para impedir que cabelos muito longos se embaracem, o menos prejudicial é trançar os fios de forma folgada.

Essa é boa: Projeto cabelão: Orientações essenciais para os cabelos crescerem rápido

Veja mais