PM-BA vai convocar mil novos soldados aprovados no último concurso

PM-BA vai convocar mil novos soldados aprovados no último concurso
PM-BA vai convocar mil novos soldados aprovados no último concurso. Foto: Divulgação

PM-BA vai convocar mil novos soldados aprovados no último concurso

A Polícia Militar anunciou nesta terça-feira (20) a convocação de mil novos soldados que foram aprovados no último concurso. Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Paulo Coutinho, os candidatos aprovados serão chamados no segundo semestre de 2021.

“Uma convocação muito pleiteada por parte da sociedade civil e por parte nossa também para agregar valor ao efetivo, e que agora no mês de junho, na segunda quinzena, estaremos iniciando o curso”, disse o comandante-geral.

>>Prefeitura decreta ponto facultativo nesta quinta e sexta-feira em Simões Filho

O governador Rui Costa também anunciou que vai enviar para Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que retorna o curso de sargento da PM-BA.

Outra proposta apresentada é a criação de novas vagas de qualificação, os quadros tanto de oficiais como de praças estão aumentando para atender os dois ciclos, de acordo com com Coutinho. A partir de agora também haverá uma valorização meritocrática como convite para policiais mais novos para estudarem agregar valor e ascender funcionalmente.

Está previsto também mais de três mil promoções ao longo de 2021.

>>Com vacinação de profissionais da Educação, Salvador se prepara para volta as aulas presenciais

O novo fluxo vai contemplar a ampliação do curso de tenentes auxiliares, haverá duas turmas por ano, uma, inclusive, será concluída em julho. A próxima terá a capacidade de 100 vagas de policiais militares, esse curso possibilitará que os sub-tenentes possam ser oficiais por até três anos.

A projeção de vaga para cursos da PM chegará a mais de 4,2 mil esse ano e será distribuída da seguinte forma: Curso de formação de Soldado (CFS): 1.000; Curso de Formação de Cabo (CFC): 1.400; Curso de Formação de Oficiais (CFO): 76; Curso de Formação de Auxiliares (CFOA): 80; Curso de Formação de Tenentes Auxiliares (CFTA): 200; Curso de Formação de Sargento (CFS): 200; Curso Especial de Sargento (CES): 1.300.

>>SineBahia oferece diversas vagas de emprego para esta terça-feira; confira a lista

Veja mais