Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Por que a pele enruga com a idade e como retardar o envelhecimento?

Mulher  Cuidando da Pele
Foto: Shutterstock

Por que a pele enruga com a idade e como retardar o envelhecimento?

Por que a pele enruga com a idade e qual é a melhor maneira de retardar o envelhecimento são duas das perguntas mais frequentes que nós, mulheres, nos perguntamos. Pois com o passar do tempo, é inevitável que a pele perca elasticidade e comecem a aparecer aquelas pequenas rugas, o que incomoda a maioria delas.

Suzan Obagi, professora assistente de dermatologia da Universidade de Pittsburgh e diretora do Centro de Cirurgia Estética e Saúde da Pele, explica por que a pele enruga com a idade e qual é a melhor maneira de retardar o envelhecimento, para quase todos sua vida tem se dedicado a responder a grandes questões relacionadas ao maior órgão do nosso corpo humano, que é a pele.

>>Rotina matinal de cuidados para manter a pele sempre linda

Pele e Elasticidade

A pele normal e saudável tem uma epiderme agradável com uma camada externa lisa e cornificada que atua como uma boa barreira contra água e danos ambientais. A cor e o tom da pele são uniformes e sem manchas. Componentes como o colágeno (que confere firmeza à pele), elastina (que confere elasticidade e rebote à pele) e os glicosaminoglicanos ou GAGs que mantêm a pele hidratada, são todos abundantes. É interessante notar que, ao microscópio, a biópsia de uma ruga não mostra sinais reveladores de que é uma ruga. Então, o que faz a pele parecer enrugada? É provavelmente um processo multifatorial de envelhecimento intrínseco e extrínseco.

O envelhecimento intrínseco é o processo natural de envelhecimento que ocorre ao longo dos anos, independentemente das influências externas. Depois dos 20 anos, uma pessoa produz aproximadamente 1 por cento menos colágeno na pele a cada ano. Como resultado, a pele fica mais fina e mais frágil com a idade.

>>Essa máscara caseira vai te ajudar a se livrar das rugas e rejuvenescer

O envelhecimento da pele

Ainda durante esse processo, ocorre diminuição do funcionamento das glândulas sudoríparas e sebáceas, menor produção de elastina e menor formação de GAG. A formação de rugas como resultado do envelhecimento intrínseco é inevitável, mas sempre será leve. O envelhecimento extrínseco ocorre em adição ao envelhecimento intrínseco como resultado do sol e dos danos ambientais. Uso de tabaco e exposição à poluição, por exemplo.

O envelhecimento extrínseco se manifesta como espessamento da camada cornificada, alterações pré-cancerosas, como lesões chamadas ceratose actínica, câncer de pele, incluindo carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas, lentigo maligno melanoma, formação de sardas, manchas solares e perda de pele exagerada. Colágeno GAG e elastina. Sozinhos ou em conjunto, esses processos dão à pele a aparência de aspereza, tom irregular, manchas marrons, pele fina e rugas profundas.

>>3 ingredientes caseiros que te ajudarão a clarear o cabelo naturalmente

Prevenção de Rugas

A prevenção é a chave para minimizar as rugas. O mais importante é cuidar bem da pele antes que todas essas mudanças comecem a ocorrer. A proteção solar contra os raios UVA e UVB é essencial 365 dias por ano com FPS de pelo menos 35: Prefiro produtos à base de zinco ou titânio.

Após os 25 anos, os dermatologistas recomendam o uso de Retin-A (um derivado da vitamina A que atende pelo nome genérico de tretinoína) como um creme anti-envelhecimento. Este é um agente de prescrição que tem sido usado por mais de 30 anos com um histórico seguro e excelentes resultados. Nos primeiros dois a três meses, os pacientes podem apresentar vermelhidão, descamação e descamação, mas então devem notar uma melhora perceptível. Com o tempo, a tretinoína melhora as linhas de expressão, a aparência dos poros, as alterações pré-cancerosas e as manchas marrons.

>>Pele renovada: os benefícios da vitamina C no rosto

Comentários estão fechados.