Por quĂȘ o motor do Onix explode e o carro pega fogo?
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Por quĂȘ o motor do Onix explode e o carro pega fogo? A GM agiu rĂĄpido, suspendeu as vendas e promoveu um recall do novo Onix depois que duas unidades se incendiaram. E explicou para o MinistĂ©rio da Justiça que o problema Ă© provocado por uma prĂ©-ignição e serĂĄ corrigido com um reajuste do software. SerĂĄ que um problema tĂŁo grave tem solução tĂŁo simples?
Sim e nĂŁo: o que pode estar provocando o incĂȘndio Ă© o Ăłleo em elevadas temperaturas (e um pouco de gasolina) que vaza do motor que se quebra devido a uma combustĂŁo irregular da mistura ar/combustĂvel. Mas nĂŁo se descartam outras hipĂłteses, pois a prĂłpria fĂĄbrica parece perdida ao afirmar que o problema Ă© provocado por prĂ©-ignição.
Se mesmo a GM que desenvolveu o projeto e os testes nĂŁo estĂĄ muito segura, Ă© difĂcil estabelecer hipĂłteses para o incĂȘndio. Mas ela pode estar certa ao atribuir o problema a uma combustĂŁo irregular.
CombustĂŁo
Quando Ă© normal, a faĂsca na vela inicia a queima da mistura ar/combustĂvel que foi comprimida pelo pistĂŁo pouco antes de ele atingir seu ponto morto superior no cilindro. Esta queima gera a energia que empurra o pistĂŁo para baixo. A biela, acoplada em cima ao pistĂŁo e embaixo ao virabrequim, transforma o movimento vertical no de rotação do motor.
O problema do motor do Onix pode ser provocado por uma das diversas combustĂ”es anormais possĂveis.
Detonação
A combustĂŁo se inicia normalmente com a faĂsca na vela. Mas, antes de a frente de chama queimar toda a mistura, ocorre uma auto-combustĂŁo de sua parte final. A detonação provoca um violento aumento de pressĂŁo e temperatura dentro da cĂąmara, mas nem sempre danifica o pistĂŁo pois ele jĂĄ estava iniciando seu movimento de descida.
Pré-ignição
Antes mesmo de o pistĂŁo atingir o ponto morto superior, hĂĄ uma combustĂŁo espontĂąnea da mistura ar-combustĂvel, que pode ser provocada pela baixa qualidade da gasolina (ou etanol), ou por um ponto excessivamente aquecido na cĂąmara, como a prĂłpria vela, ou um depĂłsito de carvĂŁo na cabeça do pistĂŁo, ou pela vĂĄlvula de exaustĂŁo. Neste caso, a pressĂŁo e temperatura sobem excessivamente pois as forças provocadas pela queima contrariam o movimento ascendente do pistĂŁo.
Onix
Entretanto, a combustĂŁo enquanto o pistĂŁo ainda estĂĄ subindo no cilindro pode ser provocada pela prĂłpria faĂsca na vela disparada quando ele ainda estĂĄ iniciando seu movimento ascendente de compressĂŁo.
Neste caso, o problema Ă© da regulagem do ponto de ignição na central eletrĂŽnica, ou seja, o momento da faĂsca na vela foi programado para antes do que deveria e, portanto, encontrou o pistĂŁo no meio do caminho, atuando sobre ele com forças violentas em sentido contrĂĄrio ao seu movimento. O que pode danificar sua cabeça, os anĂ©is de segmento e atĂ© entortar bielas, provocando entĂŁo a quebra do bloco do motor e o vazamento de Ăłleo. Que provoca o incĂȘndio.
Recall
O reajuste no ponto de ignição deve ser a correção imaginada pela GM na central eletrĂŽnica dos novos motores de trĂȘs cilindros do Onix. Seu software nĂŁo deveria estar programado para enfrentar situaçÔes extremas de elevadas temperaturas, baixa umidade e combustĂvel de baixa octanagem ou qualidade.
O que serĂĄ reprogramado? Um âatrasoâ no ponto de ignição, fazendo a faĂsca na vela pular um pouco mais tarde, quando o pistĂŁo estiver alguns milĂmetros mais alto. Caso seja este o procedimento, a GM vai enfrentar outro problema: atrasar o ponto de ignição pode reduzir a potĂȘncia do motor, e o carro terĂĄ que ser novamente homologado.
Turbo
Para se obter mĂĄxima eficiĂȘncia com motores de menor cilindrada ou com apenas trĂȘs cilindros, como no novo Onix, as fĂĄbricas se utilizam de turbinas que aumentam a pressĂŁo interna e a possibilidade de combustĂ”es anormais. Outra delas Ă© a LSPI, iniciais em inglĂȘs para PrĂ©-Ignição a baixa rotação, mas apenas em motores turbinados com injeção direta, que nĂŁo Ă© o caso do Onix.