NotĂ­cias

Procon-SP alerta sobre anĂșncios falsos de vacina contra coronavĂ­rus

Procon-SP alerta sobre anĂșncios falsos de vacina contra coronavĂ­rus.
Procon-SP alerta sobre anĂșncios falsos de vacina contra coronavĂ­rus.

Procon-SP alerta sobre anĂșncios falsos de vacina contra coronavĂ­rus.

Consumidores devem ficar atentos a anĂșncios sobre vendas de vacinas contra covid-19, que podem estar sendo feitos na internet, alerta o Procon-SP. Conforme destaca a instituição, nenhuma vacina contra o novo Sars-CoV-2 recebeu o aval da AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa) para ser usada no Brasil, seja pelo Sistema Único de SaĂșde (SUS), seja por clĂ­nicas mĂ©dicas particulares ou farmĂĄcias.

>>Covid-19: paĂ­s registra 56,6 mil casos e 1,1 mil mortes em 24 horas

O Procon-SP identificou, nesta terça-feira (05/01), um site com anĂșncios de um falso imunizante contra covid-19, chamado FarmĂĄcia 24 horas, jĂĄ retirado do ar. Segundo o Procon-SP, dez caixas, contendo dez doses, estavam sendo vendidas por R$ 98.

A compra poderia ser feita somente com o preenchimento de um cadastro, o que faz pressupor a coleta de dados pessoais de quem fosse fechå-la, desde nome completo, endereço até informaçÔes relativas a cartão de crédito, destaca o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid.

>>Ministério e IFRS abrem inscriçÔes para cursos online gratuitos

“A finalidade principal desses criminosos Ă© a coleta de dados dos consumidores. NĂŁo Ă© propriamente a nĂŁo entrega da vacina. Este pode ser um prejuĂ­zo, mas o maior vem na sequĂȘncia, que Ă© com a utilização indevida dos dados”, explica.

Uma equipe de fiscalização foi ao local associado à suposta farmåcia. O endereço ficava no bairro Vila Olímpia, na capital paulista. A investigação em torno do caso ficarå a cargo da Divisão de Crimes contra o Consumidor, da Polícia Civil.

O Procon-SP chegou ao site por meio de denĂșncias encaminhadas ao ĂłrgĂŁo. “Estamos monitorando. Todos os que, de alguma forma, anunciam ‘vacina covid-19’ na internet caem no radar do Procon”, diz Farid. “Tudo que aparece relacionado a venda, a gente vai para cima.”

>>Veja quais estados nĂŁo adotam novo salĂĄrio mĂ­nimo de R$ 1.100

Na avaliação de Farid, o nĂșmero de tentativas de golpe deve aumentar apĂłs a liberação do uso de vacinas pela Anvisa. “É uma publicidade que apela para o medo, para a saĂșde do consumidor, em um momento delicado que o paĂ­s e o mundo estĂŁo atravessando”, afirma.

“Como Ă© que se concebe uma entrega de vacina por correio? O consumidor deve ficar atento a qualquer tipo de promessa, porque, nesse momento, se trata de golpe.”

>>Caixa libera mais uma etapa de saque em dinheiro do AuxĂ­lio Emergencial

Como denunciar irregularidades

As denĂșncias podem ser feitas pelo site do ĂłrgĂŁo ou pelo aplicativo (Procon.SP). Outra alternativa sĂŁo as redes sociais oficiais, identificadas como @proconsp no Facebook e Instagram, e @proconspoficial, no Twitter. No site, tambĂ©m Ă© possĂ­vel consultar uma lista com endereços classificados como nĂŁo confiĂĄveis.

Artigos relacionados

BotĂŁo Voltar ao topo