Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Projeto que garante CNH de graça avança no Congresso

Projeto que garante CNH de graça avança no Congresso
Projeto que garante CNH de graça avança no Congresso

Projeto que garante CNH de graça avança no Congresso. Um novo Projeto de Lei, que beneficiará pessoas de todo o país está avançando no Congresso Nacional. A nova proposta garante a CNH Gratuita, ou seja, a Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Social) sem custo para a população. No entanto, existe regras para usufruir desse direito. A companhe a matéria para ver todos os pontos.

O novo PL 3904/2019 já passou pela mesa diretora da Câmara e será analisado conclusivamente pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Ele foi apensado ao Apensado ao PL 10141/2018, que prevê a gratuidade para a emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda.

De acordo com a nova proposta, a aquisição da CNH será totalmente de graça. Acompanhe abaixo quem terá direito ao benefício em qualquer lugar do país. A proposição deve ser levado ao Plenário do parlamento federal.

Quem terá direito a fazer a CNH Gratuita?

  • as pessoas de baixa renda com renda familiar mensal de até três salários mínimos
  • pessoas que estejam desempregadas há mais de um ano
  • ou pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

Como será?

A gratuidade abrange todo o processo para fazer a CNH, incluindo os custos com autoescolas e demais encargos. Ou seja, o candidato(a) não vai arcar com nada, tudo será de graça. O benefício, no entanto, mantém a obrigatoriedade de realização de todos os exames necessários e indispensáveis para a habilitação na categoria pretendida, que serão realizados por entidades públicas ou autoescolas credenciadas.

O projeto prevê ainda que o governo federal poderá firmar convênios com estados e municípios para implementar a CNH Social em todo país. Além disso, a proposta determina que os Centros de Formação de Condutores (Auto-escolas) sejam remunerados pelos serviços prestados aos beneficiários do Programa.

Justificativa

O Projeto de Lei é de autoria do ex-deputado Boca Aberta (PROS/PR). Na justificativa, o deputado resume que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constitui uma oportunidade a mais de conseguir emprego, de exercer uma atividade econômica. No entanto, com as exigências atuais, o custo com aulas, exames, prova de direção e outros custos administrativos, tem sido um impedimento para esta parte da população fazer a Carteira de Motorista.

“A intenção da medida é dar o pontapé inicial para que o candidato tenha mais oportunidade de emprego e não que seja permanente”, diz o parlamentar no documento.

Comentários estão fechados.