Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Proposta quer deixar Bolsa Família fora do teto de gastos em 2021

Proposta quer deixar Bolsa Família fora do teto de gastos em 2021
Proposta quer deixar Bolsa Família fora do teto de gastos em 2021

Proposta quer deixar Bolsa Família fora do teto de gastos em 2021.

Em reunião de líderes nesta terça-feira (02/03), ganhou corpo uma proposta para deixar de fora do teto de gastos não apenas o auxílio emergencial a ser pago nos próximos meses, mas todo o programa Bolsa Família.

>>Imposto de Renda: quem recebeu auxílio indevido terá que devolver o dinheiro

A proposta foi confirmada por líderes, inclusive o do governo no Senado, Fernando Bezerra.

A notícia de que o Congresso negocia deixar o Bolsa Família de fora do teto de gastos caiu como uma bomba na equipe econômica do governo.

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulgou nota nesta em que reforça o argumento de que, sem contrapartidas fiscais para a nova rodada do auxílio emergencial, o Brasil corre o risco de desancorar as expectativas inflacionárias, o que também pode levar ao aumento do risco país e das taxas de juros futuros. O resultado seria o menor crescimento econômico do país.

>>INSS prorroga interrupção de bloqueio de pagamento por falta da prova de vida

Uma das ideias é deixar os gastos do Bolsa Família e do auxílio emergencial fora do teto de gastos apenas em 2021, o que abriria um espaço de pelo menos R$ 30 bilhões no orçamento deste ano.

Para um integrante da equipe econômica ouvido pelo Blog da Ana Flor, se a proposta for incorporada na PEC Emergencial, a ser votada nesta quarta-feira no Congresso, é o “início do fim” do teto de gastos”.

>>Bolsa Família: usuários já podem receber o benefício pela conta digital

A regra estabelece que o governo não pode ampliar gastos de um ano para o outro acima da inflação e indica o compromisso do governo com o equilíbrio das contas públicas. “Seria um péssimo sinal”, diz outro integrante do governo.

Fonte: G1 Economia / Blog da Ana Flor

Comentários estão fechados.