Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Propostas de antecipação do saque do auxílio emergencial podem ser golpe

Propostas de antecipação do saque do auxílio emergencial podem ser golpe
Propostas de antecipação do saque do auxílio emergencial podem ser golpe – Foto: Charles Fábion

Propostas de antecipação do saque do auxílio emergencial podem ser golpe. Os saques em dinheiro do auxílio emergencial sempre são datas após a liberação do dinheiro na conta. Dessa vez, as datas não agradaram os trabalhadores por que alguns acabaram caindo daqui a dois meses, o que é um grande tempo de espera para ter o dinheiro em mãos.

Desse modo, métodos e anúncios da internet oferecem opções para que os cidadãos consigam o pagamento em dinheiro antes do calendário oficial da Caixa Econômica Federal e da autorização do banco para retiradas.

> Prazo para solicitar o Auxílio Emergencial termina nesta quinta-feira (2)

Segundo o calendário oficial os saque só terão início a partir do dia 18 de julho, no caso das novas parcelas depositadas este mês. Sendo que os golpes prometem o acesso ao dinheiro das parcelas que já foram depositadas no aplicativo Caixa Tem.

Só que esse dinheiro ainda está bloqueado para saques e transferências bancárias, com liberação somente para pagamentos de boletos e compras.

Especialistas confirmam que isso na verdade se torna um caminho para as pessoas caírem em golpes de estelionatários que querem obter dados de beneficiários e ficar com parte ou todo o dinheiro do benefício. Esses golpistas ainda cobram por um serviço que não irão prestar.

> Cadastro Único: Proposta antecipa saques do PIS/PASEP para todos em até 45 dias

Propostas diferentes em cada estado

Os anúncios em grandes sites de comércio eletrônico oferecem os serviços de transferência do dinheiro em diversos estados, como Rio de Janeiro, Sergipe, Amapá e Amazonas.

Em um deles, o anunciante afirma que consegue transferir o auxílio que só poderia ser sacado em setembro para uma conta de uma plataforma que permite receber e fazer pagamentos online.

> Carteira Verde e Amarela atenderá 30 milhões do auxílio emergencial

Questionado sobre o procedimento, a pessoa, que se identifica como Mara Farias, afirma que é possível fazer a transferência virtualmente para uma conta:

“O seu dinheiro já caiu na conta digital? Se sim, dá pra fazer um tipo de transferência. Simples, você abre o app do Caixa Tem e depois faço o procedimento e transfiro o dinheiro pra uma conta que você desejar. Moça, eu que tenho (conta na plataforma). Você vem até a minha residência para fazer os procedimentos e depois transfere para uma conta (sua)”, sugere.

Outros também dizem que o saque é possível por meio de suas carteiras digitais. Em outro caso, a proposta promete ajudar a fazer a transferência “antecipada” e cobra uma taxa de R$ 30.

> Ministro da economia confirma mais três parcelas do Auxílio Emergencial

Vale destacar que a transferência do auxílio emergencial para uma conta do próprio beneficiário em um banco digital ou numa plataforma de pagamento, a partir da geração de um boleto de pagamento em nome do próprio titular, via app Caixa Tem, é legal, segundo o Banco Central (BC).

Mas o trabalhador não precisa da ajuda de terceiros para fazer esse procedimento e nunca deve gerar boletos em nomes de outras pessoas.

> Novo lote do Auxílio Emergencial é liberado para mais de um milhão de pessoas

Pronunciamento da Caixa

A Caixa informou que é o agente pagador do auxílio e que orienta os clientes a adotarem alguns cuidados para não caírem em golpes.

O banco recomenda que os usuários utilizem somente os canais oficiais da Caixa ou do governo federal (site auxilio.caixa.gov.br, app Caixa / Auxílio Emergencial e central de atendimento pelo telefone 111) para buscar os serviços.

> INSS recebe atestado por aplicativo e auxílio pode ser pago sem perícia

Comentários estão fechados.