Pudim de leite e baunilha: uma receita super fácil e deliciosa

Cremoso, suave e delicioso, assim é este pudim de leite caseiro e tradicional, uma receita fácil e rápida, aprenda. Este pudim de leite e baunilha é feito com poucos ingredientes e o toque especial do cream cheese, mas também tem uma deliciosa cobertura de caramelo caseiro. É uma sobremesa rápida e fácil de preparar, pois fica pronta em menos de 1 hora.

Para fazer esta receita, é importante escolher um queijo cremoso como o requeijão ou, em qualquer caso, um requeijão leve que não tenha grumos para obter uma textura suave. A ideia é que predomine o sabor de cream cheese e não tanto o de ovo.

Nesta ocasião, o pudim de queijo é cozido em banho-maria para que seu cozimento seja mais lento e uniforme. Desta forma, estas sobremesas são feitas mais lentamente e mais cremosas.

Ingredientes:

Para o pudim:

  • 8 ovos
  • 1 pote de 250 gramas de queijo cremoso
  • 100 gramas de açúcar
  • 250 gramas de leite condensado
  • 500 mililitros de leite integral
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Para o caramelo:

  • 5 colheres de açúcar branco
  • 3 colheres de água
  • algumas gotas de limão

Preparação do pudim de leite e baunilha:

Coloque o cream cheese, o leite condensado, o leite integral, o açúcar e a baunilha em uma tigela. Bata bem todos os ingredientes. Adicione os ovos e continue batendo até obter uma massa cremosa e espumosa. Cubra a bandeja central do forno com água e aumente a temperatura do forno para 200º C até a água ferver.

Enquanto isso, prepare o banho de caramelo. Leve uma panela ou frigideira ao fogo para aquecer. Adicione os ingredientes na seguinte ordem: açúcar branco, um pouco de água e algumas gotas de limão. Deixe cozinhar em fogo médio, sem mexer.

Quando as bolhas começarem a se formar e o açúcar começar a escurecer, mexa com uma colher de pau. Retire do fogo e continue mexendo até obter a cor torrada de mel do caramelo. Esprema algumas gotas de suco de limão para que não cristalize rapidamente.

Deixe esfriar por um minuto e prossiga para caramelizar as paredes das caixas de pudim. Despeje a mistura nas formas de pudim e cozinhe o pudim em banho-maria. Cubra as formas com papel alumínio e leve ao forno na assadeira com água por cerca de 40 ou 45 minutos a cerca de 200º C.

Nos últimos 10 minutos de cozimento, retire o papel alumínio das bandejas para que a superfície adquira um pouco de cor. Quando o pudim estiver firme e dourado, retire cuidadosamente os tabuleiros do forno. Para finalizar, coloque o pudim na geladeira até o dia seguinte para que fiquem bem gelados. Para desenformar, insira uma faca nas bordas de cada pudim. Vire-os em um prato de servir e pronto.