Rápido e fácil: bolo invertido de pera e canela

Rápido e fácil: bolo invertido de pera e canela
Rápido e fácil: bolo invertido de pera e canela

Rápido e fácil: bolo invertido de pera e canela

Não há quem resista ao pudim de pera invertida e canela. É o melhor da culinária francesa, ideal para acompanhar com uma bola de sorvete e servir quentinho. Hoje compartilhamos com você uma receita ideal para entreter quem você quiser.

Se oferecido na hora do chá, geralmente é apresentado em forma de pudim redondo com um orifício no meio e pode ser polvilhado com canela. O pudim de pêra invertida é um clássico dos clássicos e, como toda receita que se passa de geração em geração, tem seus segredos.

Diz-se que está invertido porque começa a ser preparado com o caramelo que vai por cima da forma, onde é colocada a fruta, que mais tarde será a parte superior do bolo, que é retirada da forma e “virada” .

Em apenas alguns passos, uma sobremesa para repetir indefinidamente.

>>Mousse de maracujá com chocolate: a sobremesa que você te fascinar

Ingredientes:

Para o recheio:

  • 4 peras maduras, firmes, descascadas e cortadas em quartos
  • ½ barra de manteiga
  • Meio xícara de açúcar
  • ½ colher de sopa de canela em pó

Para a massa:

  • 3 ovos grandes
  • 1 ¾ xícaras de farinha
  • ½ xícara de açúcar

>>Torta de pão e queijo feita em 10 minutos no micro-ondas

Preparação:

1- Para começar, pré-aqueça o forno a cerca de 180º C. Em seguida, descasque as peras com um descascador de batatas e corte-as em quartos. Eles também podem ser cortados em seis pedaços, se o tamanho permitir.

2- Em seguida, coloque uma frigideira em fogo médio, aqueça o açúcar, a manteiga e mexa sempre para que os ingredientes se juntem e não queimem. O caramelo deve ter uma cor dourada.

3- Com muito cuidado para não se queimar, deite o caramelo numa forma de bolo com cerca de 22 cm ou 24 cm de diâmetro. Assim que o doce estiver colocado, distribua os quartos em forma de flor de pêra ao redor do doce, formando um padrão como uma “flor” (não é necessário, mas é mais atraente). Polvilhe com um pouco de canela e reserve.

4- Para preparar a massa você terá que peneirar a farinha. Em seguida, em uma tigela coloque os ovos, o açúcar e bata na batedeira. A farinha peneirada é adicionada aos poucos a esta mistura, batendo com movimentos envolventes até ficar bem integrada. Deve ser uma massa lisa.

5- Depois de obtida, despeje a massa sobre as peras que estão na forma com o auxílio de uma colher ou espátula para não estragar o desenho. Asse até a massa dourar. Isso levará aproximadamente 30 minutos.

6- É importante verificar se o bolo está bem cozido e para isso pode inserir uma faca ou um palito no pudim invertido e se sair seco o cozimento está correto. Sempre adicione mais 4 minutos e leve à geladeira por um momento.

7- Para desenformar, retire bem as bordas com uma faca, descanse o molde sobre uma bandeja redonda maior, ou seja, que ultrapasse as bordas da forma e inverta em um único movimento até que o pudim invertido caia de cabeça para baixo.

8- Polvilhe novamente com canela ou açúcar de confeiteiro – ou ambos! E divirta-se em família.

>>Veja como fazer um saboroso pudim de café sem açúcar

Veja mais