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
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou hoje (29), no DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo, portaria que adia para o prĂłximo dia 24 a reabertura gradual de suas agĂȘncias fĂsicas em todo o paĂs, devido Ă pandemia do novo coronavĂrus. A Portaria 36 resulta de decisĂŁo conjunta da Secretaria Especial de PrevidĂȘncia e Trabalho, do MinistĂ©rio da Economia, e do INSS.
O retorno das atividades presenciais estava previsto para a prĂłxima segunda-feira (3). Os serviços, entretanto, continuarĂŁo a ser feitos exclusivamente de forma remota, atĂ© o dia 21 de agosto, pela Central TelefĂŽnica 135, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS. O atendimento remoto terĂĄ continuidade depois da reabertura das agĂȘncias, destacou o instituto.
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Segundo o INSS, o objetivo Ă© evitar a aglomeração de pessoas. Quando as atividades presenciais forem reiniciadas, terĂŁo prioridade os serviços de perĂcia mĂ©dica, avaliação social, cumprimento de exigĂȘncia, justificação administrativa e reabilitação profissional. SerĂŁo retomados tambĂ©m a justificação judicial e o atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefĂcios.
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A Portaria 36 esclarece que, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agĂȘncias serĂĄ parcial, com seis horas contĂnuas, e o atendimento serĂĄ exclusivo aos segurados e beneficiĂĄrios mediante agendamento prĂ©vio pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).
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âA reabertura gradual e segura irĂĄ considerar as especificidades de cada uma das 1.525 agĂȘncias da PrevidĂȘncia Social no paĂs. Cada unidade deverĂĄ avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço fĂsico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletivaâ, estabelece a portaria. As unidades que nĂŁo reunirem condiçÔes necessĂĄrias para atender o cidadĂŁo com segurança seguirĂŁo operando em regime de plantĂŁo reduzido. Um painel eletrĂŽnico serĂĄ disponibilizado pelo INSS, com informaçÔes sobre o funcionamento das agĂȘncias da PrevidĂȘncia Social, os serviços oferecidos e o horĂĄrio de funcionamento.
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âTodas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadĂŁos durante a pandemia de covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigĂȘncias e a oferta de serviços por meio de canais remotos, continuarĂŁo valendo mesmo apĂłs a retomada do atendimento presencialâ.