Receita para fazer pastel de arroz doce: você vai amar esta sobremesa

Receita para fazer pastel de arroz doce: você vai amar esta sobremesa

Os pastéis são uma preparação que é feita a partir de uma massa fina de pão, massa quebrada ou massa folhada recheada com uma preparação salgada ou doce que também pode ser assada ou frita. O recheio pode incluir carne vermelha ou branca, peixe, legumes ou fruta, pelo que na verdade existe uma variedade deles e um sabor característico é adicionado a todos eles.

Mas para a hora da sobremesa, sem dúvida, os pastéis doces são as melhores opções que podem ser levadas para fazer um lanche que dá para toda a família e dividir um pedacinho que faz as delícias do paladar. Por isso, uns recheados com arroz doce são a sobremesa ideal para esta ocasião e que queremos partilhar convosco.

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz 
  • 1 xícara de leite integral
  • 1 xícara de leite condensado
  • 1 pau de canela
  • 2 colheres de essência de baunilha (opcional)
  • Açúcar a gosto (opcional)
  • Pode acrescentar coco a gosto (opcional)

Para as pastéis:

  • 1 quilo de massa para pastel (pode fazer em casa ou comprar pronto)
  • 1 ovo
  • 50 grama de canela em pó para decorar (opcional)

Preparação

1- Lave muito bem o arroz. Em uma panela de fundo grosso, misture o leite integral com o leite condensado, a essência de baunilha e o pau de canela, misture de vez em quando para não grudar e deixe ferver

2- Assim que ferver, adicione o arroz, reduza o fogo para médio-baixo. Cozinhe, descoberto, mexendo sempre com uma colher de pau, por 15 a 20 minutos ou até engrossar. Você pode adoçar com açúcar a gosto, se desejar.

3- Quando o arroz estiver mais macio e o leite tiver reduzido a uma aparência espessa, desligue o fogo e deixe esfriar completamente.

4- Agora chegou a hora de fazer os pastéis e se você quiser fazer a massa de pastel em casa fique a vontade, mas recomendamos comprar pronta para economizar tempo, siga estes passos.

5- Pegue uma uma massa e trabalhe-a em uma superfície limpa e previamente enfarinhada e recheie com uma porção de arroz doce. Feche e marque as bordas com a ajuda de um garfo. Repita este passo para fazer mais peças.

6- Unte uma assadeira com um pouco de manteiga ou óleo vegetal, coloque cada pedaço dos pastéis.

7- Bata o ovo e envernize os pasteis, isso permitirá que fiquem com uma consistência crocante com aspecto dourado, decore com canela em pó. Asse a 180 ºC até dourar, cerca de 20 minutos é perfeito para cozinhar, dependendo do aparelho.

8- Retire com cuidado e deixe esfriar um pouco à temperatura ambiente. Saboreie umas deliciosas pastéis de arroz doce, a sobremesa doce perfeita para acompanhar a família e na companhia de um café ou como um simples desejo.