Região Metropolitana de Salvador recebeu a Caravana da Justiça Social
A terceira edição da Caravana da Justiça Social foi realizada no último domingo (19), no Centro Social Urbano (CSU) de Portão, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Uma iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), o evento disponibiliza diversos serviços relacionados à assistência social, segurança alimentar, saúde, justiça, acessibilidade, cidadania, aos direitos humanos e protagonismo juvenil.
“Cerca de mil pessoas passaram pelo CSU hoje para tirar segunda via de documentação, receber orientação do Procon e da Coelba, atendimento jurídico, serviços de saúde, e diversas apresentações culturais e feirinha de artesanato”, informou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, Geraldo Reis, presente na ocasião.
Foi o caso da dona de casa Maiana Santana, que utilizou os serviços de documentação e da Coelba. “A ação facilitou minha vida. Há tempos que necessitava ir à Coelba para realizar alteração do nome na fatura e esse evento poupou a minha ida ao local. Também aproveitei para fazer a segunda via da certidão de nascimento. E trouxe meu filho de 17 anos para fazer a carteira de trabalho. Com esse documento, ele pode arranjar um emprego como Menor Aprendiz e ajudar nas despesas de casa”, declarou.
Quem também se beneficiou foi a pequena Maria Clara Santos, de seis meses. Seu pai, Renato Santos, recebeu a carteirinha de Passe Livre Intermunicipal no local. “Durante a semana, a equipe da coordenação do Passe Livre me ligou informando que a carteirinha estava pronta e estariam me entregando hoje, aqui perto de casa”, comentou Renato.
Juventude
Além dos serviços, a comunidade lauro-freitense conferiu, ao ar livre, o espetáculo “A menina das pedras”, com direção de Rubenval Meneses, do Centro de Formação de Artes Cênicas, projeto fruto da parceria entre o programa Jovens Baianos, da SJDHDS, e a ONG Tupã, de Lauro de Freitas. “O espetáculo é um conto clássico, de autoria desconhecida, que trata de forma lúdica sobre abusos de poder e diferenças de classes sociais”, declarou a coordenadora do projeto, Eliete Teles.
A Estação da Juventude é uma ação da Coordenação de Políticas para a Juventude da SJDHDS, que tem como objetivo a criação de redes integradas do poder público com a sociedade civil, para reversão dos índices de violência e letalidade juvenil.
A próxima edição da Caravana será no final do mês, no sudoeste baiano, nos municípios de Vitória da Conquista, Anagé e Planalto. Em julho o evento está previsto para o Baixo Sul, em Valença, e Litoral Sul, em Itabuna.
Áudio: