Saiba o que fazer se auxĂlio emergencial for negado
Saiba o que fazer se auxĂlio emergencial for negado.
O auxĂlio emergencial trouxe alĂvio financeiro para mais de 50 milhões de trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autĂ´nomos e desempregados.
Esse Ă© o caso de uma moradora do interior do PiauĂ, Vanessa Gonçalves (a entrevistada optou por usar um nome fictĂcio), mĂŁe de dois filhos. Ela disse que foi dispensada do trabalho de limpeza em uma empresa. “Sou chefe de famĂlia. O auxĂlio emergencial me ajudou muito. Eu trabalhava na limpeza e assim que começou a pandemia, fui a primeira a ser dispensada. Com esse auxĂlio, comprei alimentos para os meus filhos”, acrescentou.
Há casos de pessoas, porĂ©m, que dizem se enquadrar nas regras para receber o auxĂlio, mas tiveram o benefĂcio negado. Foi o que aconteceu com a microempreendedora Laura Kim Barbosa, que se cadastrou, mas recebeu como resposta que outro membro da famĂlia já recebeu o auxĂlio e por isso ela nĂŁo Ă© elegĂvel. Entretanto, Laura diz que mora sozinha em SĂŁo Paulo, tem um filho que Ă© estagiário em um ĂłrgĂŁo pĂşblico em outro estado e ele nĂŁo fez pedido para receber o auxĂlio. A microempreendedora conta ainda que os pais sĂŁo aposentados e nĂŁo podem pedir o benefĂcio. “O motivo Ă© totalmente absurdo. Eu moro sozinha”.
Laura já deixou de pagar dois meses de aluguel por não ter dinheiro, e o próximo vencimento será no fim deste mês. “Já estou indo para o terceiro mês sem pagar o aluguel. Não dá para pagar porque tenho que comprar comida e pagar contas como água e luz. Como nunca fui beneficiária de nenhum programa social, não tenho desconto nas contas de água e luz”.
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Depois que teve o beneficio negado, Laura disse que tentou contestar no aplicativo da Caixa, mas nao conseguiu. Ao acessar o aplicativo, pareceu a seguinte mensagem: “Ops! CPF já cadastrado. VocĂŞ já solicitou seu auxĂlio emergencial.
Ela contou ainda que entrou em contato com a ouvidoria da Caixa, que faz o pagamento do auxĂlio, e da Dataprev, que cruza os dados para validar quem deve receber o benefĂcio, mas nĂŁo conseguiu reverter a situação. Laura disse que mandou mensagem pelo whatsapp para a Defensoria PĂşblica a fim de tentar entrar com uma ação coletiva na Justiça, com outras pessoas reunidas em um grupo de rede social que tambĂ©m nĂŁo conseguiram receber. A microempreendedora aguarda resposta da Defensoria PĂşblica
Em nota, a Caixa informou que “a responsabilidade pela análise das condições e exigĂŞncias legais Ă© da Dataprev, com homologação do MinistĂ©rio da Cidadania. O papel da Caixa se restringe ao pagamento dos benefĂcios aprovados”.
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A Dataprev disse, tambĂ©m em nota, que o MinistĂ©rio da Cidadania Ă© o ĂłrgĂŁo responsável pela gestĂŁo do auxĂlio emergencial e define as regras necessárias para adaptação dos critĂ©rios legais da concessĂŁo do benefĂcio. “A Dataprev atua como parceira tecnolĂłgica do MinistĂ©rio da Cidadania para realizar o reconhecimento do direito do cidadĂŁo, de acordo com os critĂ©rios da Lei nÂş 13.982, de 2 de abril de 2020. Com isso, sĂŁo realizados o processamento e cruzamento de informações dos cidadĂŁos conforme as regras definidas pelo ĂłrgĂŁo gestor do auxĂlio emergencial. Os dados utilizados sĂŁo os constantes nas bases oficiais do governo federal”, afirmou a empresa.
A Dataprev acrescenta que o “reconhecimento do direito do cidadão leva em consideração vários critérios previstos em lei, de acordo com as informações oficiais disponibilizadas naquele momento, nas bases federais, conforme previsto na legislação”.
O MinistĂ©rio da Cidadania disse que quem teve o auxĂlio negado, deve contestar diretamente no aplicativo da Caixa.
O governo federal disponibilizou dois sites para consultar a situação do requerimento: www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br . O ministĂ©rio desenvolveu uma cartilha com o passo a passo para as pessoas acessarem as informações pelos sites. No tutorial, há informações sobre como contestar o resultado do pedido de auxĂlio emergencial.
Como contestar
De acordo com a Caixa, se a resposta ao pedido do benefĂcio for por “dados inconclusivos”, será permitido realizar nova solicitação. Se o resultado for “benefĂcio nĂŁo aprovado”, o cidadĂŁo poderá contestar o motivo da nĂŁo aprovação ou realizar a correção de dados por meio de nova solicitação.
Para fazer a contestação, no site auxilio.caixa.gov.br, o interessado vai clicar em “Acompanhe sua solicitação”; informar o CPF; marcar a opção “nĂŁo sou um robô” e clicar em continuar. É preciso informar ainda o cĂłdigo enviado por SMS para o celular do beneficiário. ApĂłs esse passo, vai aparecer a mensagem “AuxĂlio Emergencial nĂŁo aprovado”, sendo informado tambĂ©m o motivo da nĂŁo aprovação. Logo abaixo, sĂŁo disponibilizados dois links. No primeiro, Ă© possĂvel “Realizar nova solicitação”, no caso de ter informado algum dado errado. No segundo, o cidadĂŁo deve “Contestar essa informação”, caso julgue que informou os dados corretamente, mas nĂŁo concorda com o motivo da nĂŁo aprovação.